Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 02h05 Geral Nenhum comentário

DSC_0375_RegiãoSeridó_FotoEliasMedeirosDSC_0222_regiãodoseridó_FotoEliasMedeirosDSC_0035_Governadora_PaudosFerros_Foto_EliasMedeirosDSC_0254_Palma_Caicó-RN_FotoEliasMedeirosDSC_0284_Governadora_BarradaEspigarda_FotoEliasMedeiros

Por Elias Medeiros

A região nordeste sofre com a maior estiagem dos últimos quarentas anos.  No Estado  do Rio Grande do Norte (RN), já alcança 139 municípios do semi-árido.  Segundo informações da Defesa Civil, a  situação ainda pode se agravar, porque o período de chuvas, que ocorre de novembro a maio, já está no final sem que haja sinal de reversão do ciclo de estiagem.

Em um final de semana bastante movimentado, a governadora Rosalba Ciarline, realizou várias ações para amenizar esta situação.

Na sexta-feira (25), assinou na cidade de Pau dos Ferros,  a ordem de serviço que garante a retomada das obras para a conclusão e operacionalização do sistema adutor do Alto Oeste, que é composta de dois sistemas independentes. A adutora irá utilizar água da barragem de Santa Cruz e do açude de Pau dos Ferros, beneficiando cerca de  30 municípios, além de atender 66 comunidades rurais na bacia do Alto e Médio Apodi.

No sábado (26), na cidade de Caicó – região do Seridó, foram realizadas três solenidades de assinatura da ordens de serviço, para construção de pequenos sistemas adutores, nas comunidades de Lajinha, Palma e Barra da Espingarda, totalizando uma extensão de 52 quilômetros.

De acordo com Rosalba Ciarlini, até a conclusão do sistema adutor, o Governo do Estado abastecerá as cidades que estão sem água por meio de carro-pipa, em atuação conjunta com o Exército Brasileiro.

Além das ações de combate a seca, ainda na sexta-feira (25), a governadora partiticipou da inauguração oficial da Fábrica MIZU Cimentos em Baraúna, à noite prestigiou a reabertura com nova estrutura de laboratório e sala de parto, do Hospital e Maternidade Levani de Freitas, em Pedências.  No sábado (26), entregou 100 cadeiras de rodas a pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação Infantil (CRI), em Caicó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *