Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 21h11 CulturaDestaque Nenhum comentário

I Encontro Literário da E. M. Tereza Satsuqui. (Foto: Adrovando Claro).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Na manhã desta terça-feira(06), a autora de livros infantis Salizete Freire Soares esteve na Escola Municipal Tereza Satsuqui, localizada no bairro do Pitimbu, conversando com os alunos do ensino fundamental sobre a importância da leitura e escrita. O incentivo à leitura faz parte do projeto do “I Encontro Literário” da escola e as crianças tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre literatura, a vida da autora e início de carreira, como se deu o processo de escrever e outras curiosidades.

Na abertura do evento aconteceu a exposição de desenhos, contação de histórias e dramatização de algumas obras da autora que foi objeto de estudo e leituras em todas as turmas durante o mês passado. Livros como Mundo para que te quero, A lua no céu e ela na terra e A idade da poesia, tiveram adaptações literárias a partir da interpretação dos alunos dos 3º, 4° e 5 ° anos diante da própria autora. Nas respostas aos alunos, Salizete Freire, explicou que faz seus personagens baseado na própria vida, juntando ideias para criar um livro e que não há uma história favorita. “O tempo vai passando e as ideias vão melhorando sua escrita, as vezes fazendo uma releitura e criando uma forma de pensamento talvez nem melhor ou pior do antes, mas diferente, “ disse Salizete Freira.

Salizete ficou muito feliz em participar do encontro com os alunos, interagindo através das suas histórias infantis e definiu que a presença do escritor em uma escola, seja dando uma palestra ou participando de eventos, traz benefícios para os alunos em primeiro lugar, porque desperta a paixão pelos livros e, muitas vezes, muda a visão deles sobre a literatura. “Esse contato com aluno traz a interação daquilo que ele leu, com aquilo que ele ouve e ele faz uma releitura do próprio autor, que as vezes imagina que é uma pessoa e, é outra diferente, tem um mundo diferente e acho que essa interação é também uma forma de leitura,” comentou Salizete Freira.

Para aluna Ingrid Beatriz Fernandes Figueiredo de Oliveira, da turma do 3º b, declarou que gostou muito da palestra e da escritora porque ela é simpática e tem como seu livro favorito Bicho para que te quero. Ana Gabriela de Braga Mello, aluna do quarto ano B, fez o papel da senhorinha da lua minguante interpretando uma cena da Lua no céu e ela na terra, avaliou que as respostas da escritora, despertou muita curiosidade a respeito da forma como surgiram os livros. “A professora Salizete é uma boa escritora e os livros dela são maravilhosos”, concluiu.

Nas palavras de Ana Elise Oliveira, aluna também do quarto ano B, participante da peça literária e que interpretou a lua adulta, gostou da forma como a autora explicou como fez toda a história. “Eu já tenho agora a noção do que ela interpretou na história da lua e como pensou o texto para fazer o livro. É uma experiência que vou levar isso para minha vida toda, “ contou Ana Elise.

A escritora Salizete Freire é formada em Letras pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, poeta e membro-fundadora do Comitê PROLER/RN.  Entre suas obras mais lidas destacam-se Bicho pra que te quero, A luz no céu e ela na terra, Mundo pra que te quero, Tudo vira outra história e Vida pra que te quero. (Texto e Foto: Adrovando Claro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *