Marca Maxmeio

Postado às 18h10 CulturaDestaque Nenhum comentário

Mais de 25 atividades marcaram o Setembro Cidadão por todo o Rio Grande do Norte. (Foto: Elpídio Junior). 

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Educação, inclusão social, esporte, música, literatura, história e muita cultura marcaram o Setembro Cidadão em 2018. Iniciativas que, juntas, contribuem para a consciência cidadã, a formação dos jovens e a paz social. Ao todo, foram cerca de 25 atividades não somente em Natal, por iniciativa do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC) e seus parceiros, mas em diversos municípios do Estado onde já há lei municipal definindo setembro como mês da cidadania.

“O crescimento do Setembro Cidadão nos alegra, aponta que estamos no caminho certo e, ao mesmo tempo, nos dá a certeza que ainda há muito mais a ser feito por uma sociedade mais cidadã”, afirma o juiz Jarbas Bezerra, um dos idealizadores da iniciativa, ao lado da advogada Lígia Limeira.

O Rio Grande do Norte tornou-se oficialmente o estado cidadão do Brasil, a partir da Lei Complementar 494/2013, e passou a contar com 30 dias dedicados à promoção de uma série de atividades ligadas à educação e cidadania, com a finalidade de levar a crianças e adultos a consciência dos seus direitos e deveres e os meios para participarem mais ativamente dos rumos da cidade, do estado e do país.

Neste ano, entre as várias atividades, foi realizado treinamento para cerca de 200 professores da rede municipal de ensino de Parnamirim, que se capacitaram a tratar, em sala de aula, de temas como cidadania e direitos e deveres. O Setembro Cidadão também esteve presente em debate com estudantes de Direito na UFRN, em ação de apoio aos idosos do Juvino Barreto, em atividades lúdicas em escolas públicas e foi divulgado em mais de uma dezena de entrevistas em veículos de comunicação do estado.

O mês da cidadania é um dos projetos do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), idealizado e dirigido pelo juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira, que visa despertar o país para a educação cidadã. Com a finalização das atividades de setembro, o PROBEC dará continuidade ao trabalho de difusão dos conceitos de cidadania entre crianças, jovens e adultos, com iniciativas mensais.

 Confira as atividades realizadas durante o SETEMBRO CIDADÃO 2018:

31/08 a 09/09 – sexta a domingo

O Setembro Cidadão esteve presente com estande na multifeira Brasil Mostra Brasil, com estrutura de apresentação sobre o Rio Grande do Norte como estado cidadão, informações sobre como praticar a cidadania dia a dia, além de distribuição de cartilhas e panfletos aos visitantes.

01/09 – Sábado

8h – Abertura Oficial do Setembro Cidadão, com ações comunitárias sociais e educativas. Na Escola Municipal Professora Jacira Medeiros, em Parnamirim.

03/09 – Segunda-feira

8h – Abertura do Setembro Cidadão em Campo Redondo (RN).

05/09 – Quarta-feira

15h – Desfile Cívico do 7 de setembro em Parnamirim

Tema “Parnamirim 60 anos: Trampolim da Cidadania”

07/09 – Sexta-feira

8h – Desfile oficial do 7 de setembro em Natal

Os mascotes do Setembro Cidadão, Edu e Cidinha abriram o desfile dos militares e escolas.

8h – Abertura do Setembro Cidadão em Santa Cruz (RN), com o desfile cívico “A educação sob a ótica da cidadania”.

09/09 – Domingo

15h – Ações de Cidadania para crianças, na Cidade da Criança, em Natal

Os mascotes Edu e Cidinha animaram os pequenos na Cidade da Criança, que teve também contações de histórias, apresentações teatrais, entre outras atividades.

10/09 – Segunda-feira

Ações em escolas, durante todo o dia, em celebração ao Dia Estadual da Educação Cidadã no RN (Lei 494/2013).

7h30 – Em UMARIZAL, a Escola Estadual Paulo Abílio abriu série de atividades de cidadania: roda de conversa com conselho tutelar, exibição de vídeos, jogos da amizade, selfie da cidadania, entrega de cestas básicas com alimentos arrecadados.

11/09 – Terça-feira

15h -Abertura dos Jogos Esportivos da Cidadania, em Parnamirim.

13/09 – Quinta-feira

8h e 14h – Capacitação de 120 professores da Rede Municipal de ensino de Parnamirim, município parceiro do PROBEC, no auditório da Prefeitura de Parnamirim, somada com Ação conjunta com o Instituto do Bem (Setembro Verde) de conscientização sobre a doação de órgãos.

16/09 – Domingo

15h – Ações de Cidadania para crianças, na Cidade da Criança, em Natal

16h às 22h – Abertura do Memorial da História do RN, no Natal Shopping.

O memorial foi uma iniciativa do PROBEC em parceria com a Assembleia Legislativa. Foram expostas peças históricas que apresentam a história do RN nas eleições – urnas de votação (desde o império) e também peças do acervo do Instituto Histórico e Geográfico do RN. Local: Natal Shopping, em Natal.

19/09 – Quarta-feira

8h – Escola Estadual Joana Honório, em Angicos, realizou uma gincana cidadã para marcar o Setembro Cidadão.

20/09 – Quinta-feira

19h – Edição especial do evento “Quem pergunta quer resposta!”, realizado pela ONG Resposta, no auditório da Livraria Saraiva, no Midway, com o tema “Educação cidadã gera desenvolvimento social e econômico?”.

21/09 – Sexta-feira

19h – Abertura do I Encontro sobre Segurança Pública, Sistema Penitenciário e Cidadania Iniciativa do PROBEC que reuniu autoridades da Segurança Pública para apresentarem à sociedade as principais ações que estão sendo realizadas na segurança do Estado. Local: Escola de Governo, Centro Administrativo do Governo do RN.

22/09 – Sábado

8h – I Encontro sobre Segurança Pública, Sistema Penitenciário e Cidadania.

Local: Escola de Governo, Centro Administrativo do Governo do RN

16h – Setembro Cidadão no Open Seminar, na Toyolex Natal.

25/09 – Terça-feira

8h – Sessão Solene comemorativa dos 3 anos da Lei Municipal nº 1731:2015 que institui o Setembro Cidadão. No plenário da Câmara Municipal de Parnamirim. Proposição da vereadora Vandilma Oliveira.

15h – Semana do Idoso, realizada pelo Lions Clube de Natal, no Instituto Juvino Barreto. A ação envolve atividades com os idosos e arrecadação de doações (a ação segue, diariamente, até 28/09);

18h – Lançamento do livro “Família e Política no RN: Alves, Maia e o suporte do Senado”, do cientista político Robson Carvalho. Local: Galeria de Artes do Fotógrafo Fernando Chriboga, no Midway Mall.

18h30 às 22h30 – Setembro Cidadão na UFRN – Ciclo de palestras e debates com o tema “Qualificação do eleitor para o voto nas eleições 2018”

26/09 – Quarta-feira

8h às 17h – Encontro do Proler, na Secretaria Estadual de Educação, e culminância do Setembro Cidadão.

27/09 – Quinta-feira

9h30 – Sessão solene de Homenagem à Cidadania, na Assembleia Legislativa do RN, proposição do deputado Tomba Farias.

14h – Exposição socioeducativa do Setembro Cidadão no Ceduc Mossoró.

Através de ações de conscientização sobre temáticas pertinentes ao exercício da cidadania, as unidades da Fundase/RN em Mossoró realizarão exposição socioeducativa de trabalhos alusivos ao Setembro Cidadão desenvolvidos pelos adolescentes das unidades.

28/09 – Sexta-feira

9h – Setembro Cidadão na Câmara Minicipal de Extremoz, com o tema “Exercer a Cidadania. Direito e dever de todos”, com palestra de Lígia Limeira.

30/09 – Domingo

15h – Ações de Cidadania para crianças, na Cidade da Criança, em Natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 18 =