Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 01h12 Geral [ 4 ] Comentários

Ponte Forte-Redinha: Foto: Canindé Soares – Ponte Newton Navarro (Forte-Redinha) 

DSC_0113_Cidade Verde: Foto: Elias Medeiros – Bairro Cidade Verde no prolongamento da Av. Airton Senna

DSC04608ELIAS GENIPABÚ: Foto: Jaqueline Barros – Genipabú ótima opção de laser – passeio de Dromedalhos

PQAAVista aérea Litoral Norte: Foto: Canindé Soares – Vista aérea do Litoral Norte – Genipabú -Redinha-Ponte –Forte

Por Elias Medeiros

Cada cidadão potiguar tem um título para esta cidade tão jovem e encantadora. Para os mais velhos, Trampolim da Vitória, para os mais jovens, Cidade do Sol. Diante de tantos adjetivos, fico com a expressão do poeta Potiguar Câmara Cascudo: “A Noiva do Sol”.  Nesta cidade o sol erradia de uma forma especial, onde os raios solares ilumina o seu imenso litoral tornando cada vez mais bela o seu potencial turístico, a gentileza e simplicidade de seu povo. Hoje uma cidade cosmopolita, diante dos Europeus, Africanos, Asiáticos e Norte Americanos que ocupam pacificamente o seu solo mãe gentil.

Percebi o avanço através de construções modernas, novos bairros que surgem, as belezas naturais de seu imenso litoral e a forma simples de seus habitantes. No centro da cidade,  ruas que remetem ao passado e reúne poetas populares, cordelistas cantando o  encanto da maravilhosa cidade Natal.

No meu retorno de onze anos no Rio de Janeiro, reencontrei uma cidade dividida entre Zona Norte e Zona Sul, será que não existe outras áreas? 

Um novo marco na história da cidade, a construção da Ponte  Newton Navarro que liga a Praia do Forte a  Praia da Redinha. Acrescentou na rotina do povo potiguar um novo horizonte, visual do atlântico e do Forte dos Reis Magos onde se inicia a beleza do nosso litoral. No vai e vem entre Natal-Redinha-Natal, o deslumbre da  beleza arquitetônica da ponte, criou uma  expectativa de progresso para Praia da Redinha, algo que não ocorreu. Os imóveis continuam desvalorizados e uma ausência do estado/município por completo, principalmente quando se trata da infraestrutura, não se sabe de quem é a responsabilidade, se de Natal ou Extremoz.

A melhor impressão, fica com o trabalho da imprensa que através da programação local, transforma em popstar os secretários de obras, saúde, educação, policiais militares e federais, que diariamente na TV prestam contas de suas ações. 

Na era de TV Digital,  a tv à cabo que atinge 40% da população não oferece por completo a programação local, a exceção é a TV Cabugi afiliada da Rede Globo. A quem interessa um refleto noticiário do Rio de Janeiro e São Paulo, e não saber da realidade local? 

Comemore natalense/potiguar, o aniversário de uma cidade cheia de luz e viva a beleza de suas praias e dunas, de sol e potenciais naturais, sem esquecer da responsabilidade coletiva de transformá-la numa cidade melhor. Em fim Câmara Cascudo, diria a “Noiva do Sol”, de luz, magia e beleza celebra hoje (25DEZ2011), 412 anos vividos intensamente…. 

4 respostas para “Natal, a Noiva do Sol completa 412 anos”

  1. Thainá disse:

    Realmente sua terra Natal é linda, fiquei impressionada , as fotos ficaram incríveis, está de parabéns, beijos Thainá M.

  2. Hévila Medeiros disse:

    Isso mostra claramente o desinteresse dos nossos gestores públicos e a má administração em que nossa cidade se encontra. Natal uma cidade turística, onde nem os próprios moradores tem vontade; prazer; de ir a uma praia chamada Redinha, onde não se tem a mínima estrutura para o banhista, um salva-vidas se quer encontramos na praia, uma iluminação a noite…não existe,um calçadão??Apenas em uma parte da praia, por que na outra não precisa, afinal não existem pessoas querendo caminhar, sentar pra conversar!!, banheiros químicos em nenhuma de nossas praias encontramos, uma vergonha! É de uma indignação tamanha que me encontro, um lugar que passei muitos veraneios, uma praia linda, que faz parte sim da nossa cidade, hoje parece inexistente no olhar dos nossos governantes, mas não culpo apenas eles, acho que a população pouco se preocupa com a cidade e de que maneira ela está sendo administrada, acredito que deveria existir um comprometimento maior do cidadão com seu voto, com sua cidade, afinal vivemos aqui e devemos ter uma criticidade sobre tudo que acontece ao nosso redor .Espero que em breve possa estar falando bem de uma futura administração, que mostre que dá sim, com os recursos que temos, melhorar a estrutura da nossa cidade!E que eu possa cantar com mais prazer ainda a música de uma banda local que descreve bem a nossa cidade e o prazer que nós temos de morar aqui que diz assim:(8) Eu sou da Cidade do Sol nordeste brasileiro…Praia céu, azul, curto o ano inteiro,Tomando uma de cana com uma banda de cajú, Curtindo um pôr-do-Sol nas dunas em Genipabú, A noite um forrózinho pé de serra pra animar, Tradição nordestina, cultura potiguar, Redinha, Ponta Negra tanto faz eu tô em casa, Sempre curtindo reggae surf e camarão na brasa…(8)

    • Prezada Ativista Política Hévila Medeiros,

      Suas palavras se resume a uma frase citada no seu comentário “Comprometimento maior do cidadão com o seu voto…”, quem sabe em breve com a participação maior do cidadão, principalmente os que moram na Zona Norte, possamos mudar esta realidade.

      Obrigado pela participação!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *