Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 23h03 DestaquePolítica Nenhum comentário
No Dia da Água, reunião na Assembleia discute transposição do São Francisco

No Dia da Água, reunião na Assembleia discute transposição do São Francisco. (Foto: Eduardo Maia). 

Redação/Portal de Notícias e fotojornalismo/eliasjornalista.com

As obras de transposição do Rio São Francisco voltam a ser tema de debate entre os deputados estaduais. A Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar da Água no RN, vai se reunir na próxima quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, às 15h, com representantes da Paraíba para discutir a retomada das obras do São Francisco no Eixo Norte.

“O momento será oportuno para discutirmos a necessidade de mobilização em torno da finalização da obra do Eixo Norte, responsável pela chegada das águas em uma parte da Paraíba, e Rio Grande do Norte. Não podemos correr o risco de ficar de fora do processo”, disse o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Recentemente, o deputado Fernando Mineiro (PT) levantou o debate em pronunciamento na Assembleia, destacando que a construção no Eixo Norte, que abrange o Rio Grande do Norte, foi paralisada no fim do ano passado, porque a construtora desistiu da obra e o processo licitatório está rodando até agora. “A obra foi 90% realizada, mas precisa de túneis, canais e bombas para que as águas cheguem ao RN, parte da PB e CE”, explicou o parlamentar, que propôs a reunião.

O deputado Galeno Torquato (PSD), responsável pelas ações da Frente Parlamentar da Água no RN, reforça a necessidade dessa mobilização em prol da transposição no Rio Grande do Norte. “Temos que nos mobilizarmos. A Assembleia, o Comitê de Gestão Integrada do Governo e sociedade civil precisam se unir, porque se não levantarmos essa bandeira, nosso Estado pode ficar a mercê da transposição”, disse Galeno Torquato.

A Frente Parlamentar da Água foi criada em 2015 e a comitiva visitou as obras de transposição do Rio São Francisco nos municípios paraibanos, participou de reuniões na Assembleia da Paraíba e articulou ações em parceria com os estados beneficiados pela obra no Nordeste.

Além dos parlamentares, foram convidados para participar da reunião, representantes do Estado, Executivo, igrejas e sociedade civil organizada e deve contar com a participação dos deputados e representantes paraibanos, entre eles, o coordenador da Frente Parlamentar da Água da Paraíba, o deputado estadual Jeová Campos (PSB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *