Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 12h05 PlantãoTurismo Nenhum comentário

Novos critérios podem tirar municípios do Mapa do Turismo Brasileiro.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Novos critérios para remapeamento turístico dos municípios brasileiros estão em discussão na 29º Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo, organizada pelo Ministério do Turismo. Representantes da secretaria estadual de Turismo do RN estão presentes e alertam: 55 dos 75 municípios potiguares presentes no atual Mapa do Turismo Brasileiro podem sair no Remapeamento de 2019 se descumprirem as exigências a serem regulamentadas por Portaria Ministerial.

A Reunião acontece em Manaus, teve início na última terça-feira (8) e prossegue hoje (sexta), último dia. Nos novos critérios a serem adotados está previsto a comprovação de criação e funcionamento de um Conselho Municipal de Turismo, que até a Portaria passada era compromisso assumido pela gestão municipal. No Brasil, dos 3.285 municípios inseridos no Mapa do Turismo, 1.198 ou 36,46% não possuem tal Conselho. No RN a situação é mais delicada: dos 75 municípios, 55 ou 73,33% precisam criar o Conselho para permanecerem no Mapa.

“Os municípios potiguares precisam se atualizar ou ficarão fora do remapeamento no próximo ano. O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento  no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo  que orienta a atuação do Ministério do Turismo, assim, o município fica fora das políticas públicas, da estruturação e promoção do turismo, ou seja, perde a oportunidade de possíveis convênios e direcionamento de recursos ao desenvolvimento do setor”, alerta a subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela.

Solange ressalta que os novos critérios serão apresentados aos municípios por meio de ofício e também durante o novo ciclo de encontros nos polos turísticos do Estado e na reunião do Conselho Estadual de Turismo, como foi feito em 2017. Os resultados da reunião em Manaus irão nortear o desenvolvimento de ações no setor nos próximos dois anos. Estão presentes interlocutores de 20 estados da Federação, cada um com dois representantes. Além de Solange Portela, representa o Estado potiguar a coordenadora operacional da Setur RN, Carmem Vera.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *