Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 23h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Área conhecida como Vale das Cascatas será transformada em um moderno parque com equipamentos para lazer e prática de esportes. Investimento será de R$ 11,7 milhões. (Foto: Assecom/GovernoRN).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O Governo do Estado lança nesta sexta-feira, 6, a pedra fundamental das obras de construção do Costeira Parque, um projeto que vai transformar a área dos pinheiros da Via Costeira conhecida como Vale das Cascatas em um moderno parque urbano de mais de 34 mil metros quadrados.

Os tapumes estão sendo colocados no local, e a expectativa é que as obras durem dez meses. O investimento será de aproximadamente R$ 11,7 milhões. O terreno, que pertencia à Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte (Datanorte), foi cedido ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) – que será responsável pela gestão do parque.

A área onde o parque será construído tem como características predominantes a topografia acentuada e uma enorme área arborizada com espécies exóticas (casuarinas). Além disso, a localização garante um visual exuberante para o mar, incluindo o Morro do Careca, em Ponta Negra.

O projeto do Costeira Parque foi desenvolvido pela arquiteta Érica Mendes, durante seu trabalho de conclusão de curso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com o Idema, o conceito inclui integração com a natureza e conforto ambiental. “Seguindo as diretrizes do projeto, preservaremos as áreas arborizadas – que, inclusive, poderão ser utilizadas para confraternizações, programações familiares e até para a prática de esportes”, assinala o diretor do órgão, Rondinelle Oliveira.

As grandes áreas arborizadas serão preservadas.

Quando finalizadas as obras, o parque contará com sete salões, dos quais dois terão planta livre, destinados a eventos temporários de lazer e cultura; um para feiras de artesanato; outro para lanchonete; e os demais serão para fraldário, sala médica, espaço para informações turísticas e banheiros. A Delegacia do Turista, que atualmente funciona em um posto policial na Via Costeira, passará a funcionar dentro do parque.

O Costeira Parque possuirá também espaço infantil com equipamento de playground e espaço pet. Além disso, está prevista uma área de apoio aos banhistas, com mobiliários e duchas ao ar livre, próxima ao acesso à praia.

A prática esportiva também está contemplada no projeto. De acordo com o Idema, o espaço terá quatro quadras de areia, uma pista de skate e patins, academia da melhor idade, área de calistenia (com barras verticais, horizontais e paralelas) e um percurso de pista de caminhada por toda a extensão do terreno.

Além disso, o Costeira Parque terá estacionamento para mais de 200 veículos e bicicletas.

“As grandes áreas arborizadas serão preservadas. Estão sendo propostas para essas áreas as instalações de mobiliários de parques, lixeiras e iluminação pública externa, assim como a reestruturação dos passeios entre os espaços”, reforça Rondinelle Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *