Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 13h12 CulturaPlantão Nenhum comentário

Crédito Auana Cãmara/FJA.

A abertura aconteceu na noite desta quarta-feira (06), reunindo gestores de diversas cidades do Rio Grande do Norte e acontece até amanhã (08) no Hotel Mardunas em Nísia Floresta

Iniciada na noite de quarta-feira (6) no Mardunas Hotel, em Nísia Floresta, a 5ª Conferencia Estadual de Cultura do RN, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, debate as propostas da sociedade civil potiguar para a construção do Plano Nacional de Cultura.

A solenidade contou com a presença de gestores de cultura e delegados do poder público e sociedade civil, ouvintes e convidados que debaterão até sexta (8) as propostas e escolherão até sexta-feira (8) os delegados do RN para a 4ª Conferência Nacional a ser realizada de 4 a 8 de março de 2024, promovida pelo Ministério da Cultura.

Participaram da abertura a Secretária Extraordinária de Cultura, Mary Land Brito, o Diretor Geral da Fundação José Augusto, Gilson Matias, os representantes do Ministério da Cultura, Daniel Balabram, Cassius Antônio de Rosa e Fábio Henrique de Lima, além da Deputada Federal Natália Bonavides, a Deputada Estadual Isolda Dantas, a Vereadora Brisa Bracchi, a representante do Fórum Potiguar de Cultura, Tatiane Fernandes, o Diretor do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.

A primeira noite do evento foi encerrada com a Palestra Magna Democracia e Direito à Cultura, proferida pela Liane Calabre, professora Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense.

Debates
Na conferência estão sendo debatidos os eixos “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”, “Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social”, “Identidade, Patrimônio e Memória”, “Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”, “Economia Criativa, Trabalho e Renda e Sustentabilidade” e “Direito às Artes e Linguagens Digitais”.

Durante a cerimônia, a Secretária Extraordinária de Cultura, Mary Land Brito destacou a necessidade da criação da Secretaria de Cultura para a promoção das politicas públicas no âmbito estadual, bem como a mobilização das oficinas de capacitação para projetos da Lei Paulo Gustavo.

O Diretor-geral da FJA, Gilson Matias ressaltou que a conferência estadual é o momento para conferir a execução das ações propostas na edição anterior. “Estamos aqui reunidos para corrigir os erros e avançar na construção contemplando os anseios da diversidade da sociedade civil e dos movimentos sociais”, destacou o gestor.

5ª Conferência Estadual de Cultura do RN
Período: 6 a 8 de dezembro
Local: Mardunas Hotel e Eventos, Nísia Floresta

PROGRAMAÇÃO

SEXTA | 08/12
08h | Leitura das propostas aprovadas em plenária geral, das deliberações e moções para a Conferência Nacional
10h | Eleição de Delegados e Delegadas para a 4ª Conferência Nacional de Cultura
13h30 | Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *