Crédito: Arte: Semtas.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE),   abriu nesta terça-feira, 10, as inscrições para o “I Seminário sobre os Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade”. A inscrição é gratuita, aberta ao público e aos servidores da Prefeitura e pode ser feita Aqui.

O seminário que será realizado no dia 28 de novembro, das 8h às 12h, no Auditório Central da UNI-RN, localizado na rua Prefeita Elaine Barros Cabral, nº 2000, em Tirol, tem como objetivo esclarecer como os serviços especializados da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, em diferentes modalidades e equipamentos, servem de garantia a segurança e acolhida para indivíduos e famílias em situações desafiadoras.

Segundo Aline Medeiros, chefe da Alta Complexidade, “é de suma importância mostrar a sociedade e toda a rede de Políticas Públicas os serviços ofertados pela Proteção Social Especial de Alta Complexidade, principalmente, visando socializar experiências e a troca de saberes”. A ocasião também será aproveitada para apresentar ações em primeira mão. “Iremos mostrar pela primeira vez o fluxo de acolhimento institucional da pessoa idosa no município do Natal, através da Semtas”, ressalta.

A programação do seminário ainda conta com a apresentação cultural da ONG Atitude Cooperação, que promete envolver os participantes com performances artísticas das suas crianças e adolescentes. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Alta Complexidade

Os serviços socioassistenciais estão organizados em níveis de complexidade na rede do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, da seguinte forma: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e de Alta Complexidade.

São considerados serviços de Alta Complexidade aqueles que garantem proteção integral (moradia, alimentação e higienização) para famílias e indivíduos que se encontram sem referência ou em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar ou comunitário.