Acolhimento Institucional no cuidado em saúde mental é tema de capacitação em Natal.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Coordenação de Saúde Mental do Departamento de Atenção Especializada (DAE), em conjunto com Setor de Educação Permanente em Saúde e Articulação Ensino-serviço (SEPAES) do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), iniciou o projeto “Acolhimento Institucional: formação e desenvolvimento das(os) trabalhadoras(es) de saúde com foco no cuidado em saúde mental”, visando acolher os trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município com ênfase na Política Nacional de Saúde Mental.

O coordenador municipal de Saúde Mental do município, Luís Fernando Pires dos Santos, destaca a importância da ação para fortalecer um trabalho de conhecimento coletivo no cuidado em saúde mental em liberdade. “Queremos começar, a partir desse encontro, uma estratégia de trabalho continuada no nosso território, sempre melhorando a estrutura da rede. A intenção é que os profissionais saiam desse encontro com a ideia de acolher melhor, entender melhor o fluxo de referência e contrarreferência e, por isso, precisamos que as pessoas conheçam nossos serviços”.

Para Flavyanna Kallynny Soares de Souza, diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), a temática é muito importante para ser discutida com os profissionais da rede, principalmente para tirar estigmas sobre cuidado em saúde mental. “Muitas vezes quando vamos fazer o processo de lotações e falamos que a vaga será em algum dos serviços de saúde mental ouvimos negativas, e hoje poder observar tantos profissionais se capacitando, se aprimorando me deixa muito feliz, pois precisamos trabalhar saúde mental, precisamos estar prontos, não só no âmbito da saúde, mas também na nossa vida para receber desde pacientes até mesmo nossos familiares que estejam passando por esses sofrimentos psíquicos”, comenta.