Crédito Joana Lima/Prefeitura Natal.

Alunos do 7º período do curso de graduação em Engenharia Sanitária Ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) tiveram a oportunidade de conhecer de perto a obra do enrocamento de Ponta Negra. A aula de campo dos estudantes aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), e contou com a presença do titular da Secretaria de Meio Ambiente (Semurb), Thiago Mesquita, que também é aluno do curso, e da secretária adjunta da Setur, Christiane Alecrim. Os alunos visitaram uma das obras mais importantes que a Prefeitura do Natal está realizando na cidade para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população.

O secretário de Meio Ambiente (Semurb), Thiago Mesquita, fez uma breve explicação do andamento das obras e falou da importância do enrocamento e da engorda para a cidade e a preservação do Morro do Careca. “Hoje é um dia muito importante e com muito orgulho sou aluno também dessa turma. Começamos a visita do Morro do Careca até a indústria onde estão sendo feitos os três grandes projetos de resiliência ambiental de Ponta Negra que são a complementação do enrocamento por 2km por blocos, a reformulação de drenagem do bairro e o aterro hidráulico que é a engorda. A aula de campo ministrada pelo professor Jean está sendo muito válida e está sendo um privilégio conhecer esse processo, e eu, por estar ajudando os alunos por trazer as informações da obra”, disse.

Os estudantes foram acompanhados pelo professor Jean Leite, da disciplina de Hidrologia, que explicou a relevância dos recursos hídricos costeiros. “Essa visita nos mostra a integração entre as águas da cidade, como elas afetam o litoral e como o litoral afeta também a qualidade da água. Todos esses aspectos são importantes. A interação entre a drenagem urbana e a gestão de resíduos sólidos, por exemplo, o serviço de esgotamento e saneamento, tudo que faz parte do contexto do curso da Engenharia Sanitária Ambiental do IFRN”, afirmou.

Para o estudante, Aurélio Mateus, a aula de campo foi válida e enriquecedora. “Hoje estou achando a aula muito legal e enriquecedora. Já tinha pesquisado sobre a obra o enrocamento da Praia de Ponta Negra, inclusive de outras cidades que já tinham sido executadas como o Balneário de Camboriú. Sou a favor da engorda e após essa aula fiquei mais animado com essa questão da outorga. Para se preservar o meio ambiente é preciso fazer algumas mudanças, como esta da engorda que vai beneficiar a todos”, explicou.

A aula de campo foi finalizada com uma explicação da obra do enrocamento pelo engenheiro responsável, Wildênio Costa, realizada na indústria dos blocos. “A obra do enrocamento é essencial para o projeto de engorda com o alargamento da faixa de areia para reduzir a erosão do Morro do Careca. O objetivo é de que a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e Via Costeira seja alargada para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta”, finalizou.