Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 13h07 CulturaDestaque Nenhum comentário

Diretor-geral da Band RN, João Soares, destaca o crescimento da audiência em determinados públicos e horários. Crédito Magnus Nascimento / Tribuna do Norte.

Há 33 anos, o telespectador potiguar visualiza a programação da Band RN à procura de jornalismo apurado, esportes, cobertura de eventos, e entretenimento. A emissora que aportou no estado em setembro de 1990 como TV Potengi, deixou de ser uma afiliada anos depois, e foi incorporada de vez pelo grupo Bandeirantes de comunicação, tornando ainda mais dinâmica e coesa a sintonia entre a programação local e nacional. Agora, o canal local se renova investindo em estúdios novos, novos programas e mais tecnologia, mantendo sua identidade, com novas roupagens.

A emissora também fez recentemente uma grande cobertura do Mossoró Cidade Junina. Na seara forrozeira também fez o Arraiá da Band, além de tantos outros projetos como o Band Verão, os festivais gastronômicos, entre outros. “As coberturas nunca perdem o interesse do público, e isso tem muita força na nossa grade programação”, afirma.

O diretor-geral da Band RN, João Soares, considera um grande diferencial da emissora poder falar diretamente com a rede nacional. É algo que reflete na qualidade da programação e também no crescimento da audiência em determinados públicos. “Estamos no jogo. Registramos um crescimento de audiência em 150% dos nossos programas esportivos em relação aos de outras emissoras. Isso acontece também em algumas faixas horárias específicas”, diz.

A Band RN, mesmo ao longo das décadas e das mudanças de endereço e direção, conseguiu se firmar como referência local em cobertura esportiva. “O jornalismo e debate de esportes estão no nosso DNA. Sempre teve muita força na nossa programação, seja local ou nacional, e se fortalece com os vários produtos que nós temos”, diz João Soares.

O diretor cita a exclusividade com a Fórmula 1, o UFC, as transmissões dos campeonatos carioca, da série B, e do estadual – há mais de três anos -, e as etapas de ‘beach tênis’ no verão. A grade local de programação esportiva também é consolidada, como no Jogo Aberto RN. “Um dos melhores programas locais de esporte, uma grande resenha esportiva que traz toda informação de tudo que acontece no segmento em primeira mão”, afirma, ressaltando as apresentações de Mallyk Nagib e Luís Eduardo.

O jornalismo também é outro ponto alto da Band RN. Destaques para o Boa Tarde RN, de Mariana Rocha e Heloísa Guimarães, e o Band Cidade, que vai ao ar às 18h50, com a jornalista e apresentadora âncora Anna Ruth Dantas. E saindo um pouco do esquema competitivo que impera no horário da tarde, a emissora destaca o Brasil Urgente, programa apresentado pelo veterano Luiz Almir. “Ele é referência no estado, e um dos maiores que temos na comunicação com o povo, abordando questões populares como poucos”, ressalta.

No segmento jornalístico da emissora, o Band Mulher é o que melhor assume a postura do entretenimento, utilizando o formato de ‘revista’ para abordar os mais variados assuntos. A apresentadora Juliana Celi conduz a atração entre assuntos leves, de forma divertida, ao mesmo tempo que aborda temas como saúde feminina, comportamento, curiosidades, gastronomia, moda, e até fofocas de celebridades nacionais e internacionais. O programa de variedades vai ao ar de segunda a sexta, às 13h40.

Crédito Elias Medeiros.

Coberturas 

As coberturas de eventos da Band são outra tradição da casa. Já na época da TV Potengi, foi a primeira televisão potiguar a usar sistematicamente unidade móvel em transmissões e reportagens ao vivo. Hoje a emissora é referência de cobertura em variados segmentos. “A gente tem um nome bem forte nisso, tanto nos eventos que realizamos quanto nos que apoiamos”, diz. João cita o Band Folia, que exalta os carnavais do Brasil, sobretudo o da Bahia; o De Olho na Folia, que cobre o Carnatal há 31 anos, um dos projetos mais antigos da emissora no estado.

A emissora também fez recentemente uma grande cobertura do Mossoró Cidade Junina. Na seara forrozeira também fez o Arraiá da Band, além de tantos outros projetos como o Band Verão, os festivais gastronômicos, entre outros. “As coberturas nunca perdem o interesse do público, e isso tem muita força na nossa grade programação”, afirma.

As transmissões também se aliam à presença absoluta da internet nas mídias televisivas, que atualmente se complementam de diversas formas. “O digital é uma tendencia, e é uma plataforma que está também dentro da emissora. Hoje a TV com o digital e os eventos são os nossos pilares”, afirma João Soares.

A expertise da Band na cobertura pioneira de grandes eventos no estado também recebe o upgrade da tecnologia e seus novos recursos. João Soares destaca a existência das multiplataformas que a internet proporciona, o que dá ao espectador a oportunidade de conferir o material gravado para além da televisão aberta, indo também para o canal de Youtube da Band, e à sua própria plataforma de streaming, o BandPlay. “Mostramos eventos religiosos, de carnaval, esportivos, etc. Estamos presentes na sociedade como um todo”, completa.

Crédito Elias Medeiros.

Vem aí

Para captar a atenção dos telespectadores interessados em  assuntos que vão do tradicional ao contemporâneo, a emissora está preparando uma série de novidades que irão ao ar até o fim do ano na grade local. Entre elas está o Agro Band, que vai estrear em setembro, com apresentação de Edivan Martins (também radialista da Joven Pan News Natal). O programa terá foco no agronegócio, com matérias sobre feiras, coisas do campo, interior, e curiosidades sobre vaquejadas.

Para os empreendedores ou interessados em empreender, virá também o Band Empresarial, voltado para esse mercado e suas questões. João Soares destaca ainda a vinda de um programa com conteúdo diferente de tudo que está no ar atualmente no Estado, o Go RN, voltado a temas corporativos modernos como start ups, sustentabilidade, governança ambiental, gestão e tecnologia. O conteúdo é fruto de uma parceria entre a Band e o Sebrae, e promete atender a variadas expectativas atuais.

Para além do lazer e da informação, a Band também deve manter seus projetos relacionados à educação. Em 2020, com a suspensão de aulas em virtude da pandemia do Coronavírus, a emissora firmou parcerias com secretarias municipais e estaduais de educação para a transmissão de teleaulas em seus subcanais digitais.

O diretor-geral explica que o projeto, vindo de um decreto presidencial da época, seguirá avançando em outros formatos de conteúdo. “Esses canais só exibem conteúdo educativo e cultural, portanto, a gente também está montando algo que seja voltado a esse formato, visando formar parcerias com alguma prefeitura que queira ter um canal de educação, reforçando a questão junto ao aluno das redes públicas municipais”, conclui.

Fonte: Tribuna do Norte

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *