Crédito Adrovando Claro/ SME.

A Biblioteca do Conhecimento Virgílio Urbano de Araújo, localizada nas Rocas e administrada pela Secretaria Municipal de Educação em colaboração com o Serviço Social da Indústria (SESI) foi palco na tarde desta segunda-feira (11), de uma Feira de Artesanato.

O evento organizado em conjunto com as integrantes do Curso de Empreendedorismo, oferecido pela biblioteca e participantes do projeto Mulheres Mil de Bordado, desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), pretende tornar uma ação periódica com o objetivo de  divulgar os trabalhos artesanais das participantes.

Prestigiando o evento, o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e diretor secretário da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Amaro Sales de Araújo, enalteceu a iniciativa e elogiou  o empenho das artesãs. “Quando a FIERN colocou esse equipamento aqui, foi justamente para ser transformador. Transformar através do conhecimento e da educação. Transformar os jovens, porém, incluir os idosos, as pessoas da terceira idade, incluir toda comunidade. Esse é o nosso papel principal”, ressaltou Araújo, que interagiu com os estudantes do projeto Recompondo a Aprendizagem do 9º ano da Escola Municipal Santos Reis.

A coordenadora da Biblioteca, professora Jeana Magalhães Oliveira, enfatizou que a feira visa organizar e valorizar os artesãos locais, promovendo uma conexão entre a comunidade, instituições empresariais e a Prefeitura do Natal. “A intenção é tornar o evento periódico no calendário cultural da biblioteca e do bairro das Rocas, visando futuramente expandi-lo para uma feira de arte mais ampla, incluindo a participação de autores locais”, afirmou.

Entre os depoimentos das participantes da Feira de Artesanato e do curso de Empreendedorismo, todas são mães ou avós com estudantes nas escolas e CMEIs da região, expressaram a importância da iniciativa na melhoria da renda familiar e na divulgação dos talentos. A participante do Mulheres Mil de Bordado, Lindolina Teixeira do Nascimento, enfatizou a importância da iniciativa para melhorar a renda familiar. Tessiana Bezerra de Sá, que fez cursos de bordado e empreendedorismo, destacou a união dessas habilidades para contribuir na renda familiar, especialmente para as despesas com o filho recém-nascido.

“Achei interessante pelo fato das participantes explorarem a área da criatividade artística, mostrando o talento delas, expressando ideias nos materiais como bordados, enfeites natalinos, panos de prato e outras utilidades domésticas,”, destacou o estudante de 15 anos da Escola Municipal Santos Reis.