Crédito Felipe Dantas/ SM.

Na manhã desta quinta-feira (14), a classe hospitalar do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes realizou a 1ª Mostra Pedagógica Arte e Cultura no contexto da Educação Hospitalar. O evento, promovido em parceria pelas secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Educação, destacou projetos desenvolvidos por alunos que, mesmo internados, encontram na educação uma ferramenta para estimular o aprendizado e o desenvolvimento. O hospital está localizado no bairro Nossa Senhora da Apresentação.

A iniciativa, concebida para promover a integração entre saúde e educação, contou com a apresentação de projetos elaborados pelos estudantes-pacientes. Sob a liderança da professora Ana Lúcia de Souza, responsável pela Educação Infantil Hospitalar, e com a participação ativa de profissionais da área da saúde, a mostra proporcionou um ambiente enriquecedor e inspirador.

“A 1ª Mostra Pedagógica Arte e Cultura no contexto da Educação Hospitalar reflete não apenas a superação individual dos alunos frente às adversidades da saúde, mas também o empenho coletivo em proporcionar um ambiente educacional inclusivo e estimulante”, pontuou a diretora do Hospital Maria Alice, Suyame Furtado Ricarte.

Durante a exposição, os visitantes apreciaram de perto as criações dos estudantes, que exploraram diversas formas de expressão artística e cultural. O evento evidenciou a importância da continuidade do ensino durante o período de internação, e também ressaltou o papel desempenhado pela educação no processo de recuperação dos estudantes”. Esta iniciativa, sem dúvida, lança luz sobre a importância de políticas públicas que integrem educação e saúde, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento pleno dos estudantes, mesmo nos momentos mais delicados de suas vidas”, citou a assessora pedagógica da SME-Natal, Hiltnar Silva Muniz Rochael.

A professora Ana Lúcia de Souza, ao apresentar a mostra, enfatizou a relevância da parceria entre as diferentes esferas governamentais na promoção da educação hospitalar. “Esta ação é fruto do comprometimento conjunto da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Educação, que reconhecem a necessidade de oferecer oportunidades educacionais mesmo em contextos desafiadores”, destacou a professora.

Hospital Infantil Varela Santiago

No Hospital Infantil Varela Santiago, nos dias 07 e 08 de dezembro, realizou-se a 2ª Mostra de Atividades Escolares da Classe Hospitalar. O principal propósito foi incentivar as crianças a explorar a vida e obra do escritor, folclorista e historiador Luís da Câmara Cascudo. Durante esse evento, as crianças produziram textos de diversos gêneros, e criaram releituras de alguns temas. Além disso, houve uma visita docente ao Instituto Câmara Cascudo, proporcionando uma oportunidade para conhecer mais profundamente o acervo e a obra de Cascudo, enriquecendo as atividades desenvolvidas com base no material coletado. A curadora do Instituto Câmara Cascudo e neta do historiador, Camila Cascudo prestigiou a exposição.

A Classe Hospitalar do HIVS existe há 15 anos. A professora Maria Tereza Gonçalves Lemos Dantas atua no espaço há 14 anos, e conta que em média 130 crianças são atendidas mensalmente. “O serviço acontece através de um termo de cooperação técnica entre a SME-Natal e o Hospital. O atendimento é realizado no espaço da classe hospitalar, nos leitos – enfermaria e UTI – e nas alas de oncologia pediátrica”.
Classe Hospital

A SME-Natal garante o Atendimento Educacional Hospitalar na Rede Municipal com o Programa Classe Hospitalar, com o objetivo de realizar atendimentos aos estudantes matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental que, por se encontrarem em tratamento de saúde nos hospitais, ficam impossibilitados temporariamente de frequentarem suas escolas de origem, assegurando aos mesmos o direito à educação.