Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 12h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Marciano Costa/Prefeitura Parnamirim.

O órgão público responsável pelo artesanato da cidade de Parnamirim reuniu artesãos parnamirinenses para discutir e planejar a atividade no âmbito do município.

A Coordenadoria do Trabalho, órgão da Secretaria de Assistência Social, reuniu os artesãos cadastrados no município e os novos para discutir pontos sobre a atividade e melhorar o desempenho da comercialização de produtos artesanais.

Presentes no momento, a secretária adjunta da Semas, Marta Lopes, a assessora jurídica, Andreia Menezes, além do diretor geral do Centro Cultural Trampolim da Vitória, Rayrakson Alves. Ele foi responsável por expor aos presentes a dinâmica de atuação da Prefeitura de Parnamirim na Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte (Femptur 2023).

O diretor disse que Parnamirim virou case para os demais municípios e para a própria equipe organizadora da feira, porém isso só foi possível por que o time do CCTV abraçou a causa, deixou de lado as individualidades e resolveu trabalhar de forma colaborativa. Resultado: Parnamirim, que nunca havia sido premiada, foi primeiro lugar em interatividade e receptividade na Femptur. Segundo ele, a mesma regra pode e deve ser aplicada na atividade de artesanato.

Essa foi a tônica da tarde da última quinta-feira (20). Houve momentos de debate, questionamentos e de exposição dos instrumentos legais que regem a atividade no município, como a Lei 1965/2019 e a Portaria 079/2023. De acordo com Lei, fica garantido aos artesãos inscritos na Semas o percentual de 20% de stands ou barracas de exposição de produtos artesanais em feiras, bazares, brechós e eventos análogos. Um avanço considerável.

Já a Portaria elenca os critérios de participação dos artesãos como expositores tanto nas lojas de artesanato do CCTV quanto em feiras e demais eventos. Para ser considerado como regular, por exemplo, é necessário que o artesão mantenha seu cadastro atualizado perante o município; frequente as reuniões e cursos; apresente produtos com qualidade de acabamento; apresentar-se de forma adequada, amistosa, cooperativa e ética, tanto perante o consumidor final dos produtos, quanto com a equipe da Coordenadoria do Trabalho e; apresentar-se no stand de exposição com o fardamento completo de identificação do município.

De acordo com Juranny Silva, os critérios determinados pela lei servem para que a atividade no município se dê de forma organizada, igualitária e com o objetivo de assessorar os artesãos de Parnamirim rumo à promoção do turismo municipal através dos produtos e à geração de renda na atividade.

A Coordenadoria do Trabalho está empenhada, junto ao setor jurídico da Semas, e apresenta como próximas perspectivas a formatação do Conselho do Trabalho, que deve contar com representação governamental e da sociedade, além de também estar pleiteando, junto à Semas, a chegada de novos uniformes para os artesãos cadastrados, que terão pela frente três meses de intensa atividade. Os próximos eventos que os artistas parnamirinenses já estão com atuação garantida são os seguintes:

Em agosto, a Festa do Sabugo (de 20 a 27);

No mês de setembro, a Multifeira Brasil Mostra Brasil (dia 1º a 10); e

E em outubro, a Festa do Boi (aprazada para 7 a 15/10).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *