Formação foi realizada em parceria com o IFRN.

A Secretaria Municipal de Educação de Natal em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), promoveu uma formação pedagógica destinada aos professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino na terça-feira (24). A proposta educativa denominada “Cultura Maker e Aprendizagem Criativa em Sala de Aula”, faz parte de um projeto de extensão universitária com o intuito de capacitar docentes a incorporar metodologias ativas de ensino, promovendo o engajamento dos estudantes por meio de projetos de letramento e aprendizagem criativa.

 

O assessor pedagógico do Departamento de Ensino Fundamental, Rudson Gomes, explicou que a cultura maker é uma metodologia ativa que tem como objetivo principal fazer com que o estudante participe ativamente do processo de aprendizagem. “A aprendizagem criativa é baseada em quatro princípios, que são chamados de quatro P’s: a aprendizagem baseada em Projetos, Paixão, Pares e Pensar brincando”, explicou Rudson Gomes.

 

Para ilustrar essa abordagem, os professores experimentaram o uso de kits de Lego, um brinquedo que encoraja a construção, exploração e criatividade. Os participantes foram divididos em grupos e desafiados a desenvolver projetos usando o Lego como ferramenta. Um exemplo dado foi a criação de projetos relacionados à resolução de conflitos durante o intervalo escolar. “Os estudantes podem usar o Lego para imaginar os espaços da história e criar um projeto para resolver o problema envolvendo questões de letramento, escrita, matemática e ciências”, disse Gomes.

 

Essa formação, parte do movimento “Cultura Maker”, está longe de ser apenas uma aula tradicional, e Rudson Gomes enfatizou que a abordagem visa dar vida ao ensino. “O objetivo da oficina é colocar a “mão na massa” e não ficar apenas em aulas expositivas. A aprendizagem criativa busca estimular a paixão pelo aprendizado, o trabalho colaborativo e a criatividade, utilizando ferramentas à disposição na escola como cartolinas, recortes, cola, tintas, massa de modelar, canetas para transformar a imaginação em realidade e, assim, permitir que os alunos escrevam seus projetos”, explicou o professor.

 

A Secretaria Municipal de Educação de Natal está apostando na aprendizagem criativa como uma forma de melhorar o letramento dos estudantes. A formação dos professores de Língua Portuguesa é um passo importante para a implementação dessa metodologia na Rede Municipal de Educação.