Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 15h11 Nenhum comentário

Projeto Encena realiza imersão para criação de espetáculo sobre o bairro de Felipe Camarão.

Os jovens do Abrace Coletivo Artístico, integrantes do projeto Encena da ONG Atitude Cooperação, participaram na última semana de outubro de mais uma imersão criativa para o espetáculo Salve Camarão. A obra será apresentada ao público dias 9 e 10 de dezembro, na Atitude Cooperação, com a participação de todos os integrantes do projeto Encena.

Memória social, história de vida dos integrantes e a história do bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste da Capital, são a fonte para a intervenção que surgiu a partir do desejo dos jovens que compõem o Abrace. A ação foi viabilizada pela diretora do Projeto ENCENA, Diana Fontes, que possibilitou o processo formativo à luz da arte-comunidade.

“Nosso objetivo é que os jovens talentos do coletivo e os participantes do Encena tenham o fazer teatral fortalecido, sempre fomentando a conexão com a comunidade Felipe Camarão, território do grupo”, conta Diana.

Com o título construído coletivamente, “Do Peixe Boi a Felipe Camarão: entre risos, rios e brincadeiras” o processo formativo é dirigido por Jhoao Junnior desde abril e o resultado final será integrado no espetáculo Salve Camarão.

Potiguar, hoje radicado em São Paulo, Jhoao é idealizador de vários projetos em áreas periféricas, seu trabalho com arte e comunidade e intervenção urbana é referencia no Brasil e no exterior. “A gente tá criando uma obra cênica pautada nas histórias de vida dos jovens do coletivo, a influência do teatro e da arte na perspectiva de vida deles. Isso tudo numa relação direta com a moradia e com a história do bairro, sem deixar de olhar para o Brasil”, explica o diretor.

Para Cyntia Soares, integrante do coletivo, participar de um processo criativo que mergulha na realidade do bairro é algo que traz para eles uma nova perspectiva do lugar onde moram. “A gente vê que não somos apenas o que enxergamos. A gente é muito mais e poder apresentar isso para pessoas como um trabalho, uma construção, é muito incrível”, conta.

A ação formativa tem patrocínio da Prefeitura Municipal do Natal através da Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal e parceria cultural com a ONG Atitude Cooperação. A realização é de Diana Fontes direção e produção cultural.

QUEM É O ABRACE?

O Abrace Coletivo Artístico é formado por 11 jovens, originados do Projeto Encena da ONG Atitude Cooperação, em funcionamento na Zona Oeste de Natal.

Por meio do projeto, os jovens, que vivem em um bairro periférico, passaram a ser referência no seu entorno familiar, através de formação artística profissionalizante, nas áreas de dramaturgia, literatura, design artístico, poesia urbana, música, entre outros.

ACOMPANHE

Acompanhe o trabalho dos jovens do Coletivo Abrace através do Instagram @abracecoletivo. A ONG Atitude Cooperação também está na rede no @atitudecooperacao.

Os comentários estão desativados.