Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 11h08 CulturaDestaque Nenhum comentário

Crédito Rogério Vital.

Angela Ro Ro, Liz Rosa, Albino Mbie, Lo Steele, Spok Quinteto e muito mais estão no line-up do Festival – evento segue até domingo (13)

 

As primeiras notas do jazz, blues e bossa passearam pelas ruas da Praia de Pipa, em Tibau do Sul-RN, com o início do Fest Bossa & Jazz – Circuito 2023 nessa quinta-feira (11). Com 21 atrações, entre nacionais e internacionais, divididas em 36 shows, o Festival segue na cosmopolita Praia de Pipa até o domingo (13) com programação gratuita para toda a família.

 

Na quinta (10), abertura do evento, a musicalidade começou ainda cedo, durante o dia, com a realização da Oficina Sustentabilidade e os 5 “R”, conduzida pelo biólogo Daniel Henrique (projeto Tamar), no Santuário Ecológico de Pipa. A ação promove a conscientização do ser humano com a natureza, por meio de atividades com música e muita alegria. Em paralelo, no EDUCAPIPA, foram realizadas as Oficinas da Ilha, ministradas por professores da OSC Ilha de Música, do grande músico potiguar, Gilberto Cabral.  Ambas as oficinas são voltadas para crianças e jovens da rede pública de ensino do local.

 

Shows

 

Distribuídos em polos, os shows diurnos acontecem no Polo Aventureiro, Polo Pipa Beach Club e Polo Orishas; já os noturnos se espalham pelos polos Praça do Pescador, Pipa Atlântico e Macena. Em uma programação totalmente gratuita, com renomados artistas do cenário da música nacional e internacional, além dos clássicos cortejos pelas ruas com o Bossa & Jazz Street Band, Jam Sessions, oficinas e workshops.

 

Na primeira noite, passaram pelos polos da Rua Baía dos Golfinhos: Bruno de Lira, Haley Isadora, Toca Raul!, Os Gurises, Carol Ventura Jazz e, Eduardo Santhana (Tributo a Milton Nascimento) que, para a surpresa de todos, dividiu algumas das canções com Juçara Figueiredo, idealizadora do Fest, que subiu ao palco e soltou a voz. “Muito feliz em ver um início, tão bonito, do Circuito 2023 do Fest Bossa & Jazz, com esse público envolvido, reagindo aos shows. É muito gratificante e empolgante. Temos vários dias pela frente, certeza de que será uma edição incrível”, expressa Juçara Figueiredo. A noite foi concluída com muita agitação durante a Jam Session, onde cantores, músicos e o público se misturam, à base de improvisos que passeiam por várias vertentes musicais.

 

Para esta sexta-feira (11), tem muito mais! Baião de Três; Rodrigo Lacaz; Liz Rosa – Tributo a Leny Andrade (que morreu dia 24 de julho), considerada a madrinha do Fest Bossa & Jazz, desde a sua participação como atração principal, na primeira edição do evento, em 2010. Liz estará acompanhada por Eduardo Taufic (piano), Daniel Ribeiro (baixo) e Darlan Marley (bateria); Os Inimigos do Fim; Spok Quinteto; Chorinho da Pipa; Igor Prado & TJR, finalizando com Jam Session, no Restaurante Taipa Brasil.

 

Sábado (12), nos Polos diurnos, Yuri Porto – Tributo aos Joões – Bosco, Donato, Gilberto e Nogueira; Carol Ventura Samba; Rodrigo Lacaz; Os Inimigos do Fim; Chorinho da Pipa e Willian Bowers. À noite, é a vez do internacional Albino Mbie, premiado músico, cantor, compositor e engenheiro de som nascido em Maputo (Moçambique) e radicado em Boston (EUA). O artista combina música africana, jazz e pop, incorporando experiências musicais vividas em Moçambique e nos Estados Unidos, em uma apresentação que promete animar a todos. Outro grande nome, é Angela Ro Ro, uma das principais artistas da indústria musical brasileira, com mais de 50 anos de carreira. Para o Fest, acompanhada de um pianista, Ro Ro prepara um grande repertório com clássicos do jazz e alguns dos seus sucessos, que prometem emocionar e envolver o público.

 

E, ainda, Freetozz, grupo de música instrumental que une elementos da música brasileira, aos ritmos da tradição oral como maracatu, ciranda, baião, frevo, afoxé, caboclinhos com a liberdade da experimentação do jazz e da psicodelia. A internacional Lo Steele, cantora, compositora e atriz premiada em Portland, Oregon. Nomeada uma das “Melhores Novas Bandas” da Willammette Week de 2022, ela aspira fazer a arte que “faça você se sentir visto”. Baião de Três – projeto do músico Heráclito Dornelles, que é formado em Bacharelado em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E o cantor e compositor potiguar, Dudu Galvão, que traz ao Festival um show intimista e autoral, apresentando as faixas do seu álbum “Minha Casa”, lançando-se no mercado fonográfico potiguar e brasileiro.

 

A programação segue até domingo (13), com apresentações nos Polos Diurnos. Confira atrações, local e horário através:  www.festbossajazz.com.br e nas redes sociais @festbossajazz. O Fest Bossa & Jazz 2023, na Praia da Pipa, tem o patrocínio da Ster Bom, por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo do Governo do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Tibau do Sul, apoio da Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Luck Receptivo, Michelle Tour, G7 Comunicação e a realização da Juçara Figueiredo Produções.

 

Depois de Pipa-RN, o Festival desembarca em São Miguel do Gostoso-RN de 18 a 20 de agosto, com grandes nomes da música brasileira, em um palco montado num cenário paradisíaco. Confira programação completa: https://www.festbossajazz.com.br/webapp/index.php/programacao#gostoso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *