Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h02 CulturaDestaque Nenhum comentário

Jornalistas são premiados por matérias sobre o patrimônio histórico e arquitetônico de Natal.

Os jornalistas vencedores do concurso “Natal sem igual”, voltado para a produção de conteúdo sobre o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, receberam a premiação, na noite dessa quarta-feira (1º), em evento realizado no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão (TAM).

O concurso faz parte da programação do Festival Histórico de Natal e contou com três categorias: texto, áudio e vídeo. Em cada uma delas, duas produções foram premiadas, com o primeiro lugar e uma menção honrosa. A iniciativa está em sua primeira edição e a premiação é de R$ 15 mil.

Na categoria áudio, venceu uma produção coletiva da Universitária FM sobre o Teatro Sandoval Wanderley. A menção honrosa ficou com o jornalista Lamonier Araújo, da CBN Natal, em áudioreportagem sobre o Palácio Potengi.

Os dois prêmios da categoria texto foram conquistados por repórteres do jornal Tribuna do Norte. Bruno Vital (vencedor) e Ícaro Carvalho (menção honrosa) trataram do Sandoval Wanderley e de como a história de Natal pode ser contada pelas suas igrejas, respectivamente. O texto de Bruno, inclusive, originou um mini documentário publicado pela Tribuna sobre o mesmo tema.

Já na categoria vídeo, o primeiro lugar ficou com Matheus Magalhães, da TV Assembleia, em reportagem sobre como o patrimônio de Natal se relaciona com o Rio Potengi. A menção honrosa foi conquistada pela InterTV Cabugi com a série “Fez História Aqui”, sobre personagens marcantes da capital e os cenários onde fatos históricos aconteceram.

Em discurso realizado no evento, o jornalista Octávio Santiago, organizador do prêmio, destacou que “a iniciativa confirma o protagonismo dos jornalistas na busca pela valorização do patrimônio histórico e arquitetônico local, com a mobilização da sociedade e das autoridades para a manutenção de uma identidade”. A comissão julgadora foi formada por ele e pelos também jornalistas Flávia Urbano e Gustavo Sobral.

O Festival Histórico é uma realização da Viva Entretenimento e conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, via Lei Djalma Maranhão, incentivado pela Unimed Natal, Arena das Dunas, DBEACH, CEI e Plano Urbanismo, e do Governo do Estado, por meio da Lei Câmara Cascudo, incentivado por CDA Distribuidora, Frigoiás, Sadio, AquaCoco e Coca-Cola.

Blog do FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *