Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 09h02 CulturaDestaquePlantão Nenhum comentário

O mais novo livro de Osair Vasconcelos registra a forma secular e desaparecida de fazer carne de sol.

Em janeiro de 1986, o repórter Osair Vasconcelos e o fotógrafo Giovanni Sérgio passaram quatro dias em Caicó, entre fins de madrugadas e começos de noites, acompanhando seu Fausto na preparação da carne de sol conforme o modo secular, desde o tiro certeiro que derrubou a rês até a exposição para venda nas bancas de feira. Seu Fausto foi o último marchante a preparar a carne de sol da forma como os portugueses a trouxeram para os sertões do Seridó nos tempos da colonização.

A reportagem foi publicada na edição n° 5 da revista Globo Rural, por quem foi encomendada. Quase quatro décadas depois, o editor Abimael Silva descobriu que esse é o único registro escrito que narra o processo original de feitura da carne de sol. Disso, nasceu este livro: Das mãos de seu Fausto para as mesas do Brasil – A reportagem que registrou o modo secular de fazer a carne de sol do Seridó.

O livro traz, além da reportagem, depoimentos de Abimael Silva, Humberto Pereira (o criador do Globo Rural – revista e programa de tevê), Albimar Furtado e o posfácio de Vicente Serejo, e foto produzida por Giovanni Sérgio, que dá um toque artístico ao livro. Além disso, Osair Vasconcelos relata como foi feita a reportagem, da saída de Natal até a carne ser levada para as bancas da feira de Caicó.

– – –

. Das mãos de seu Fausto para as mesas do Brasil – A reportagem que registrou o modo secular de fazer a carne de sol do Seridó – Osair Vasconcelos

. Projeto gráfico – Vitor Marinho

. Arte da capa e xilogravuras – Aureliano Medeiros

. Foto – Giovanni Sérgio

. Edição -Sebo Vermelho e Z Editora

LANÇAMENTO: sábado, 02 de março, a partir das 10h.

Local: Sebo Vermelho – Av. Rio Branco, 705

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *