Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 21h12 DestaqueMarinha Nenhum comentário

Crédito da Foto/Agência Marinha de notícias.

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), iniciou na quinta-feira (15) passada a Operação Verão 2022-2023: “NAVSEG: você conectado a uma navegação segura”. O propósito do órgão será a intensificação da fiscalização do tráfego aquaviário e da conscientização de condutores quanto à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental no litoral e nas águas interiores do estado.

A Operação vai ocorrer nos meses de dezembro a fevereiro, período que compreende as festividades de fim de ano e o verão, quando é observado expressivo aumento do tráfego das embarcações de esporte e lazer no mar, rios e lagoas do Rio Grande do Norte.

De acordo com levantamento nacional da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Organização Militar representante da Autoridade Marítima Brasileira para os assuntos afetos à segurança da navegação, as infrações que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: condução de embarcação por pessoa não habilitada; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros); excesso de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução e más condições de navegabilidade das embarcações.

Durante a Operação Verão 2021-2022, foram inspecionadas 4.376 embarcações, além de emitidas 104 notificações para comparecimento e realizou 8 apreensões. As ações iniciadas neste ano, a CPRN e sua Agência subordinada, em Areia Branca (RN), estão selecionando um eefetivo de 137 militares, com o apoio de 13 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas.

A CPRN disponibiliza os telefones 185, para Emergências Marítimas e Fluviais, e (84) 98802-8568, para denúncias de situações que representem risco para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas fixas ou suas instalações de apoio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *