Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h04 DestaqueMarinha Nenhum comentário

As atividades, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e a Administração de Fernando de Noronha, ocorreram de 17 a 19 de abril. Crédito Divulgação/Agência Marinha de Notícias.

A Marinha do Brasil (MB) encerrou, nesta sexta-feira (19), a Ação Cívico-Social (ACiSo) promovida no Arquipélago de Fernando de Noronha, que viabilizou a realização de atendimentos especializados na área de saúde para a população local.

Iniciada no dia 17, as atividades de atendimento médico e odontológico aconteceram em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, na Unidade Básica de Saúde e no Hospital São Lucas, e contaram com 51 militares dos Hospitais Navais de Natal e de Recife, médicos e profissionais da área de saúde, e da Capitania dos Portos de Pernambuco, responsáveis por providenciar a logística necessária à operação. A ação também contou com a presença dos Navios-Patrulha “Macau“ e “Guaíba“, e suas tripulações, atuando em função da fiscalização das águas jurisdicionais brasileiras próximas ao arquipélago.

Na avaliação da Capitão de Mar e Guerra (Médica) Lisa Tiemi Ogawa, a reação da população é fundamental para traduzir a sinergia das ações: “é muito gratificante, no momento em que a Marinha volta à Ilha para prestar serviços de saúde à população do Arquipélago, ver o resultado das ações anteriores expressadas por meio do carinho com que a população nos recebeu. É emocionante! Foram três dias de intenso trabalho na Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos e no Hospital São Lucas, que resultaram em 4.421 atendimentos em diversas especialidades médicas, odontológicas, farmacêuticas e de enfermagem, ocorrendo de forma harmoniosa graças ao apoio constante da Administração do Arquipélago”.

Ao todo, foram distribuídos mais de 1.800 medicamentos, entre comprimidos, pomadas e soluções orais; concluídos 323 testes rápidos para HIV, Hepatite B, Hepatite C, Sífilis, Dengue e gravidez; realizados 444 procedimentos/exames complementares; e 64 pequenas cirurgias, a exemplo das de retirada de lesões de pele; além de contabilizados 681 atendimentos odontológicos e médicos, nas áreas de ginecologia, urologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, ortopedia e otorrinolaringologia.

Visando contribuir na educação da saúde de crianças, na sexta-feira (19), na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Arquipélago Fernando de Noronha, uma equipe da Marinha ministrou orientações em higiene bucal, além de distribuir kits de escovação para 35 alunos.

“Agradeço muito a Marinha do Brasil por disponibilizar os especialistas, exames e atendimentos de muita qualidade. Quem vive em uma ilha sabe a dificuldade que é com todas essas questões de saúde. Toda a equipe foi muito prestativa, atenciosa e ofereceu um atendimento com muita paciência, passando todas as orientações. Além das especialidades e dos exames, também disponibilizaram alguns medicamentos, facilitando muito a vida de quem vive aqui em Noronha. Agradeço muito por toda a ação. Me ajudou e, com certeza, ajudou toda a população de Noronha”, pontuou Diulay Damares Ferreira Alves, habitante da ilha.

Com o propósito de ampliar o acesso aos serviços oferecidos, foram realizados 23 atendimentos no âmbito do Programa Capitania Itinerante, durante a ACiSo, à comunidade marítima local, possibilitando a renovação de documentações de embarcações e dos profissionais marítimos, a ascensão de categorias aos aquaviários residentes da ilha, além de um trabalho  de orientação e conscientização das tripulações das embarcações, com relação à salvaguarda da vida humana no mar, à segurança da navegação e à prevenção da poluição hídrica.

Ações Cívico-Sociais (ACiSo)

Essa é a quarta edição da AciSo nesse formato, que acontece anualmente em Fernando de Noronha, desde 2021. Essas ações representam um conjunto de atividades de caráter temporário, episódicas ou programadas, dentro do contexto de atuação benigna de uma Força Armada, com foco na assistência e no auxílio às comunidades, promovendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *