Crédito: Arte: Semtas.

No mês de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal do Trabalho e  Assistência Social – Semtas vai realizar uma série de atividades para abordar o tema. O objetivo é mobilizar e sensibilizar a sociedade para a prevenção, defesa, combate e denúncia do abuso e exploração sexual do público infanto-juvenil, além de divulgar os canais de denúncia e os serviços ofertados.

As atividades serão realizadas durante todo o mês de maio nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros  Referência Especializados de Assistência Social (Creas). No dia 18 de maio, haverá uma caminhada alusiva ao tema, que contará com a participação crianças e adolescentes das Unidades de Acolhimento, da ONG Atitude Cooperação, Lar Fabiano de Cristo, Legião da Boa Vontade (LBV), Opus educativo e CEIC. A ação de mobilização, informação e sensibilização tem por o objetivo dar visibilidade à temática junto à sociedade. A concentração para a caminhada será em frente a Estácio de Ponta Negra, às 15h30, com o objetivo de chamar a atenção para a causa.

“Com a campanha, nosso objetivo é promover a conscientização da comunidade sobre a necessidade de proteger nossas crianças e adolescentes de todas as formas de violência, incluindo abuso e exploração sexual. Precisamos ouvir nossas crianças, estarmos atentos e prestarmos atenção aos sinais”, destaca a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

A chefe da média complexidade, Prisciane Linhares diz “um momento como este reúne a rede de proteção do Sistema de Garantia de Direitos, traz visibilidade e permite socializar as informações com toda a população, orientando como prevenir, proteger, sobre os serviços existentes e a importância de denunciar”, além disso aproveita para convidar a todos a engajarem na causa, ressaltando que a denúncia das violências devem ser feitas por meio do canal Disque 100, nos Conselhos Tutelares, na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, no Ministério Público, e os crimes sexuais virtuais podem ser denunciados no Safernet.org.br

Saiba mais

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973.

A violência sexual infanto-juvenil pode ocorrer em várias idades. O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar qualquer ato de natureza sexual, com ou sem contato físico. Já a exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.