Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 17h03 DestaqueMarinha Nenhum comentário

Atendimentos de saúde, desobstrução de vias, evacuação aeromédica e doação de alimentos marcaram sábado (25.02).Crédito da Foto/Agência Marinha de Notícias.

Continuam os atendimentos médicos realizados por equipes de saúde da Marinha do Brasil (MB), no município de São Sebastião (SP), atingido por fortes chuvas que deixaram diversas vítimas e boa parte da população em situação de desabrigo e vulnerabilidade.

Por meio da Operação “Abrigo pelo Mar”, a MB disponibilizou dois Hospitais de Campanha (Hcamp), um a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” e o outro no bairro de Juquehy, que nesse sábado atendeu 82 pacientes, sendo 27 crianças. Além disso, uma equipe móvel formada por um pediatra, um ortopedista, um clínico geral, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem também prestaram 66 atendimentos, sendo 14 crianças. O atendimento móvel ocorreu na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, em Barra do Sahy.

O Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, pontuou que a Operação “Abrigo pelo Mar” é uma atividade benigna e que a ajuda humanitária faz parte da doutrina militar. “Estamos dando apoio à Defesa Civil logo após o desastre com as chuvas ocorridas no último fim de semana, no litoral norte de São Paulo. A Marinha possui pessoas capacitadas tanto para realizar planejamento, como para exercer essa ação que envolve meios da Esquadra, meios distritais do Comando do 8º Distrito Naval, meios da Força de Fuzileiros Navais e profissionais da saúde”.

Entrevista do Chefe da Esquadra Vice-Almirante Edgar:

A logística de uma operação como essa também passa pela forma como o pessoal será distribuído. O Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (Fuzileiro Naval) Renato Rangel Ferreira, explicou como foi realizado o planejamento do trabalho dos fuzileiros navais. “Essa modularidade de poder manter uma parte do Grupamento Operativo operando a bordo do NAM ‘Atlântico’ e, ao mesmo tempo, projetar metade do Hospital de Campanha para operar a partir de terra foi a ênfase da organização da operação ‘Abrigo pelo Mar’, pois foi o que se mostrou necessário”, pontuou.

Entrevista do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (Fuzileiro Naval) Renato:

A Marinha realizou, até a última segunda-feira (27), 620 atendimentos médicos, o transporte de 24 toneladas de donativos e a desobstrução de 4 vias, entre outras ações, no âmbito da Operação “Abrigo pelo Mar”.

 

 

 

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *