Operação Carnaval da Semsur apreendeu mais de 1.300 garrafas.

As equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) apreenderam cerca de 1.300  garrafas de vidro de bebidas que estavam sendo vendidas ilegalmente por comerciantes informais durante os dias do Carnaval 2024 em Natal.  A fiscalização também apreendeu caixas de isopor e churrasqueiras, além de outros utensílios proibidos. Os produtos foram apreendidos nos polos de folia e no entorno dos locais, em cumprimento às Portarias nº 002 e 005/2024 e decreto municipal nº 13014/2024.

A exemplo do que foi realizado durante todo o período carnavalesco, as equipes de fiscalização da Semsur continuam o trabalho esta semana, especialmente nos dias 16 e 17, durante o desfile de Escolas de Samba dos grupos A e B,  na Avenida Duque de Caxias, no bairro da Ribeira.

Esquema Operacional
Pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) montou um esquema operacional visando a segurança e mobilidade dos foliões e o ordenamento dos vendedores ambulantes. De acordo com o chefe de Fiscalização, Carlos Falcão, este ano, a atuação da Semsur  não se resumiu simplesmente em fazer o ordenamento dos vendedores ambulantes, mas em estabelecer um verdadeiro sistema de segurança, que contou com a parceria de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Urbana e Polícia Militar.

Para a fiscalização, a Semsur reservou um contingente de 150 profissionais, dentre fiscais, agentes socioambientais e pessoal de segurança privada. Dentre as atribuições nos locais dos eventos, a fiscalização garantiu o isolamento de quarteirões, gradeamento dos polos, ordenamento dos ambulantes, controle na entrada dos foliões, espaço de estacionamento para carros oficiais, além de vias livres para o trânsito e corredores de acessibilidade.

Segundo Carlos Falcão, o trabalho integrado realizado pela Semsur e demais secretarias foi de pleno êxito, repercutindo diretamente na organização dos comerciantes e na segurança do cidadão e do folião. “Mas para que tudo isso tivesse a eficiência esperada, as equipes tiveram que trabalhar duro há pelo menos um mês, desde o cadastramento dos ambulantes até a conscientização sobre o cumprimento da legislação, principalmente no quesito garrafas de vidro”, disse ele.