Crédito: Gersiana Duarte/ Assessoria Semurb.

Na manhã desta quinta-feira (15), o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, participou como palestrante e debatedor no IX Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), que acontece no Hotel Senac Barreira Roxa. Com um dia repleto de mesas redondas, o IX ENAU se encerra hoje na capital potiguar.

O encontro que acontece desde o dia 12 e reúne especialistas em arborização de reconhecimento nacional e internacional. Com o tema “Arborização Urbana: elemento essencial de cidades saudáveis e resilientes”, o objetivo da discussão é discutir temas importantes em relação ao meio ambiente, como inovação e sustentabilidade, educação ambiental e emergência climática, licenciamento ambiental etc.

A promoção é da  Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e da Prefeitura Municipal do Natal, através da Semsur. Na oportunidade, o titular da Semurb compartilhou a mesa da conferência com o secretário de Meio Ambiente da cidade de João Pessoa (PB), Welison Araújo Silveira, e expôs temas sobre o Novo Plano Diretor (PDN) e Arborização Urbana.

Entre as principais alterações do PDN está o macrozoneamento da cidade, com a ocupação mais inteligente do solo, vinculada ao modelo matemático das bacias de esgotamento sanitário. E ainda no índice do coeficiente básico, a criação de áreas de interesse especial, as permissões na antiga área não edificante de Ponta Negra, respeitando o quesito cênico paisagístico e o uso misto na Via Costeira, com aumento da taxa de ocupação de 40% para 60% e diminuição do lote mínimo de 2 mil m² para democratização do solo.

Mesquita falou sobre sistema de drenagem e arborização, considerando as atuais medidas do Município. E explicou que o plano é criar uma revisão para a benfeitoria total da população. E destacou ainda a transparência de todos os atos públicos durante a revisão do PDN.

”Durante a revisão do novo plano diretor foi de extrema importância e de nosso interesse a transparência de todos os atos públicos. Tivemos mais de quatro mil contribuições, e todos os atos públicos foram transmitidos ao vivo pelas redes sociais oficiais, estando disponíveis ao público geral. Com essas ações, posso afirmar que existiu uma grande contribuição social”, destacou Mesquita.

A programação continua durante o período da tarde e tem como encerramento do evento, palestras honoríficas sobre Melhores Práticas para o Arbonegócio, com o Engenheiro Agr. Pedro Mendes Castro, e a palestra de Alternativas Productivas Sustentables y Soberania Tecnológica ministrada pelo Engenheiro Agº Alfredo Horácio Benassi, e posterior Cerimônia de encerramento.