Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 20h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Raiane Miranda/Governo RN.

Propostas levam em conta realidade sociocultural local e potencial econômico da região em que as escolas estão inseridas

A governadora Fátima Bezerra participou nesta quinta-feira de uma plenária para a discussão sobre a escolha dos cursos técnicos que serão oferecidos pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) que está sendo construído no bairro do Bom Pastor, zona Oeste de Natal. Um estudo técnico já foi realizado pelo governo e a partir até outubro serão realizadas plenárias definitivas, para aprovação dos cursos apontados. A reunião foi realizada no auditório da Escola Estadual Raimundo Soares, na Cidade da Esperança.

O IERN de Natal é somente um entre doze que serão implementados em todo o estado, oferecendo ensino profissional de qualidade aos potiguares. A ideia é criar institutos que sigam os moldes de funcionamento, qualidade e excelência que são marcas dos institutos federais espalhados em todo o país, sendo 22 no Rio Grande do Norte.

Os institutos serão implementados como parte do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), que reúne um conjunto de ações estruturantes, representando uma guinada na área da Educação no estado. Ao todo, R$ 120 milhões estão sendo investidos nos doze centros de ensino que fazem parte do planejamento.

“Queria falar da alegria de nós estarmos dando hoje um passo muito importante na realização desta plenária para a implantação de um IERN aqui na zona Oeste de Natal. É um pleito antigo dessa região e agora, graças a Deus, na condição de governadora, nós estamos atendendo a esta legítima reivindicação”, disse Fátima.

A chefe do executivo estadual se mostrou animada e otimista para o início das atividades dos institutos. Segundo ela, a ideia é que pelo menos dez unidades sejam inauguradas ainda este ano, para o início do processo de seleção dos alunos no início de 2024. “Agora é o momento de escutar a voz da comunidade escolar, dos estudantes, e até mesmo os representantes do segmento econômico para decidirmos quais os primeiros cursos oferecidos pelo IERN”, ressaltou.

Antes das discussões os presentes assistiram a apresentações culturais de um grupo vocal de alunos e do boi-de-reis do bairro do Bom Pastor. O auditório da escola ficou lotado de servidores da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazder, professores e alunos. A titular estadual da pasta, Socorro Batista, frisou a importância da realização da plenária. “É o momento de escuta da comunidade. A comunidade precisa opinar sobre suas expectativas em relação a cursos que ela deseja, cursos que podem ser ofertados, levando em conta vários critérios. O desejo da juventude, as características regionais, a capacidade de absorção da mão-de-obra, dos profissionais formados aqui”, disse.

O professor Belchior Rocha, ex-reitor do IFRN é um entusiasta do projeto, e também participou da plenária. Ele ressaltou o sonho que está sendo realizado com a implantação dos IERNs. “É um sonho que foi sonhado por muitos. A governadora sempre se comprometeu, desde deputada federal, com expansão dos institutos federais. Onde não foi possível implantar um IFRN agora vai ter um IERN. É uma e a conquista para a juventude trazendo a transformação através de uma educação profissional de qualidade”, disse o professor.

Os dez primeiros institutos estão sendo construídos em Touros, Tangará, Santana do Matos, Jardim de Piranhas, Campo Grande, Umarizal, Alexandria, São Miguel e Areia Branca. Cerca de 1/3 dessas obras já foi concluído. Outros dois ainda terão a construção iniciada, em Mossoró e São José do Mipibu.

O IERN de Natal terá uma área de 8.000m². Serão doze salas de aula, quatro laboratórios, área de convivência, bloco administrativo, quadra poliesportiva coberta, refeitório, cozinha, banheiros, biblioteca, auditório, além de ampla área verde interna e externa. Todo o complexo funcionará com fotovoltaica, e contará com estação de tratamento das águas pluviais.

Ellen Pontes, de 18 anos, está no 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Raimundo Soares, onde ocorreu a plenária. Ela destacou a importância do projeto e deu sua opinião sobre um curso que poderia ser implantado no IERN de Natal. “Penso no curso de Administração. Porque por mais que a gente saia daqui com muitos conhecimentos essenciais, ter noções de administração financeira é importante demais, até para o nosso país”, disse.

Estiveram também na plenária a secretária adjunta de Educação, Cleonice Kozerski; a secretária estadual adjunta de Comunicação, Anna Paula de Andrade; a secretária adjunta de Educação de Natal, Naire Capistrano; a subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC, Sayonara Fontes; o diretor da 1ª Diretoria de Ensino de Natal, Joás Andrade; o diretor da escola Raimundo Soares, Arakem Albuquerque, além dos vereadores de Natal, Brisa Bracchi e Luciano Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *