Crédito Joana Lima.

Natal é a única, entre todas as capitais brasileiras, a possuir potencial para atrair turistas nacionais e internacionais interessados em cultura e na história da influência da II Guerra Mundial no país. O Sebrae do Rio Grande do Norte acredita nesse fato histórico como diferencial para incentivar o turismo, ampliar o número de visitantes e viabilizar Natal como um destino turístico histórico. As ações desse projeto foram apresentadas nesta quarta-feira (29) ao prefeito Álvaro Dias, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura. A iniciativa da equipe técnica do órgão leva em conta as ações da prefeitura que vem sendo realizadas, principalmente, na recuperação da Ribeira e revitalização do Centro histórico.

 

“A proposta do Sebrae é muito importante porque procura resgatar e documentar a história de Natal na segunda guerra mundial, através de alguns investimentos, divulgando e mostrando a população a importância desse momento histórico. Além disso, é interessante porque termina criando vários pontos turísticos na nossa capital. Em vista disso, nós vamos aprofundar a discussão, vamos procurar junto com o Sebrae e com outras instituições parceiras fazer um investimento consistente para garantir a divulgação desse importante fato histórico enaltecendo a participação de Natal na Segunda Guerra Mundial”, disse o prefeito Álvaro Dias.

 

Desde 2018, o Sebrae RN deu o primeiro passo para a implantação de um roteiro histórico e cultural baseado na Segunda Guerra Mundial, através do projeto Natal & Parnamirim Field. Depois de uma pausa devido a pandemia da Covid-19, hoje o projeto faz parte das ações do programa Investe Turismo do Sebrae.

 

“É ideal que a gente possa evoluir com algumas ideias que foram iniciadas em 2018 fortalecendo essa iniciativa e indo ao encontro desse projeto da prefeitura de Natal em revitalizar a Ribeira, o Centro Histórico, e diversificar a nossa oferta turística que está muito em destaque hoje, graças às ações que a gestão municipal vem promovendo. Ressalto que a prefeitura já está inserida dentro desse projeto histórico do Sebrae que pode ser desenvolvido através da Secretaria de Assistência Social, com o artesanato, com a Secretaria de educação integrando essa temática na grade curricular, com os alunos do município e, principalmente, para que as pessoas se apropriem dessa história e possam multiplicar e manter essa memória viva”, explica o gestor da área de turismo do Sebrae, Ives Guerra.

 

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Queiroz, o projeto busca a integração e reforça laços sobre o que aprendemos com essa convivência e troca de costumes que influenciou e ainda influencia nossa cultura, nossos hábitos, nossa história.

 

“Nossa intenção é criar um roteiro que irá apresentar (ou reapresentar) ao mundo o ponto de conexão que, orgulhosamente, fomos parte da história da segunda guerra mundial. Teremos como contar até mesmo partes da fascinante história da aviação mundial, registrando passos dados aqui por companhias alemãs, italianas e francesas”, ressaltou.

 

Presentes a reunião, o secretário municipal de Urbanismo (Semurb), Thiago Fernandes, a secretária de planejamento, Joana Guerra, a secretaria de turismo (Sectur), Ohana Fernandes, o vereador Kléber Fernandes, o Secretário de Comunicação, Heverton Freitas (Secom), além da secretária executiva de concessões e parcerias Público-Privadas (PPP), Danielle Mafra.