Crédito Roberto Galhardo / Semsur.

A Prefeitura do Natal, através do Projeto Planta Natal, realizou na manhã desta quarta-feira (20), uma ação integrada com o Exército Brasileiro para o plantio de 104 mudas de árvores nativas na avenida Hermes da Fonseca, zona Leste da capital. Foram plantadas mudas produzidas pelo Horto Municipal das espécies de Ipê, Saboneteira, Pata de Vaca e Oiti.

Participaram da ação 30 soldados da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, que contaram com apoio de técnicos da Semsur e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semurb) e de um carro pipa. O plantio ocorreu nos dois lados das calçadas da avenida Hermes da Fonseca, no trecho compreendido entre a avenida Alexandrino de Alencar e o Mercado de Petrópolis. Além do fornecimento de mudas, a ação ofereceu apoio técnico e treinamento para a condução dos plantios.

A parceria ocorre em apoio ao projeto “Uma árvore para cada soldado”, que consiste no plantio de mudas de árvores por todas as Organizações Militares (OM) da Força Terrestre, como forma de divulgar a mentalidade de preservação ambiental do Exército Brasileiro. O Projeto sugere que as OM executem o plantio de um número de mudas em quantidade equivalente ao seu efetivo.

De acordo com o secretário de Operações da Semsur, Josenildo Lira, a parceria com o Exército Brasileiro mostra que militares e sociedade civil estão trabalhando de forma organizada para incentivar a participação de todos na preservação ambiental. Ele explica que a ação faz parte do plano de arborização da cidade, que pretende plantar mais de 20 mil mudas em todas as regiões.

Para a coordenadora do Planta Natal, Daniela Mafra, os ipês e demais árvores nativas embelezam a cidade, proporcionam sombra, reduzem o calor e a poluição. “A ideia é plantar as árvores numa área de conexão com o Batalhão. As calçadas acabaram de ser construídas numa ação da Prefeitura do Natal que agora está realizando o plantio de árvores nativas já em grande porte para, num futuro próximo, termos calçadas bem arborizadas, proporcionando bem-estar à população natalense”, disse Mafra.