Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 17h12 CidadeDestaque Nenhum comentário

O kit será distribuído a todos os trabalhadores das praias de Natal.

Na manhã desta quarta-feira (27), uma ação muito importante foi realizada pela Prefeitura de Natal. A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) fez a entrega de Kits, crachás e coletes, aos trabalhadores do comércio ambulante da praia de Ponta Negra, principal cartão postal da cidade. O trabalho visa organizar e identificar esses trabalhadores facilitando a ação de fiscalização dos órgãos naquela orla.

Para o titular da pasta, Thiago Mesquita, essa não é apenas uma entrega de material, mas uma ação de cidadania. “Esses equipamentos garantem o exercício do trabalho dos ambulantes com dignidade e compromisso. É também muito relevante para tornar o comércio legal de Ponta Negra. Esse trabalho é uma referência no que diz respeito ao ordenamento e melhoria da Praia”, comenta.

Na ocasião, cerca de 120 kits de crachás e coletes foram distribuídos para ambulantes anteriormente cadastrados pela secretaria, onde o requisito obrigatório era ser cadastrado em uma das Associações de trabalhadores ambulantes existentes no local. A fiscalização estima que a quantidade de ambulantes de Ponta Negra seja em torno de 600, todavia nem todos compareceram durante o período de cadastramento na secretaria. Ainda assim, a equipe afirma que terá um novo chamamento para conclusão da coleta de dados e, a posteriori, a entrega do material de identificação.

“Gostamos muito da ação, pois queremos uma melhor organização. Trabalhamos há 15 anos na orla faça chuva ou sol, e sabemos que nessa estação o fluxo de banhistas aumenta muito e há pessoas que querem vender na praia, com a identificação fica mais fácil e justo realizar o trabalho”, relata a vendedora de acessórios moda praia, Maria Fabiene.

Os coletes possuem cores diferentes para cada tipo de comércio, sendo eles: amarelo (artesanato), azul (alimentação), vermelho (moda praia) e verde (bebidas). Já os crachás, além da identificação do vendedor tem um QR Code com as informações mais detalhadas sobre o tipo de comércio e uma cópia do Termo de Autorização de Uso, com foto, válida por um ano, que foi assinado pelos trabalhadores ao receber o kit, com as condições para trabalhar no local.

“Começamos esse cadastramento e distribuição do kit de identificação dos ambulantes pela Praia de Ponta Negra, mas ele será extensivo a todas as praias de Natal. No próximo mês a Semurb já pretende fazer a entrega aos ambulantes da Redinha e, seguidamente nas demais orlas”, revela o supervisor geral da fiscalização ambiental, Leonardo Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *