Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h08 CidadeDestaque Nenhum comentário

Maquete virtual /Pedra do Rosário.

A Prefeitura do Natal publicou nesta quarta-feira (23), no Diário Oficial do Município, o Edital de Licitação para a contratação de empresa especializada em engenharia e arquitetura para execução dos serviços de requalificação urbana nas áreas históricas de Natal, entre os bairros Cidade Alta e Ribeira, e que abrange os espaços da Pedra do Rosário e
áreas adjacentes. As propostas serão abertas às 8h do dia 25 de setembro próximo.

O Edital rateia toda a obra em quatro metas, que totalizam um investimento de R$ 32 milhões, entre recursos federais e contrapartidas da Prefeitura do Natal: meta 1- requalificação da rua Ulisses Caldas e Largo Junqueira Aires, até o entorno da Praça Augusto Severo; meta 2 – requalificação da Avenida do Contorno, áreas adjacentes e as praças Djalma Maranhão e Walfredo Gurgel; meta 3 – requalificação da Avenida Tavares de Lira, ruas adjacentes e trecho da Avenida Duque de Caxias
até a Praça Augusto Severo; e a meta 4 -construção da Estação Turística/Religiosa Pedra do Rosário.

“Estamos muito felizes com o lançamento da licitação dessas obras de revitalização e requalificação de áreas históricas da cidade, principalmente das intervenções na Pedra do Rosário, local de grande interesse turístico e um marco da religiosidade católica, além daquelas situadas na Ribeira, obras essas que se configuram em mais uma iniciativa da nossa atual gestão na busca pela revitalização do bairro mais antigo da nossa cidade”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) é responsável pela coordenação de todo o projeto que está sendo licitado, cujas obras serão acompanhadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e teve a participação, em sua concepção, das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Governo (SMG), Turismo (Setur) e Cultura (Secult).

A secretária de Planejamento do Município, Joanna Guerra, também ressaltou a complexidade de todo o projeto, que há dois anos vem tramitando pelos órgãos de controle da esfera federal e estadual, por se tratar de intervenção em áreas históricas e ribeirinhas (Rio Potengi). “Os projetos estruturantes que a gestão vem propondo para Natal envolvem complexidades econômicas, sociais, culturais e históricas. Isso requer diálogo com diversos órgãos, seja federal ou estadual, que têm na sua
missão o dever de cuidar do nosso patrimônio cultural ou de natureza ecológica. Encaro a aprovação deste projeto pelos órgãos de controle como um marco e uma prova da nossa maturidade institucional”, aponta a secretária.

Projeto e turismo

O projeto de Requalificação da Pedra do Rosário pretende recuperar e modernizar o local que abriga o monumento à Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade, a reurbanização da avenida que margeia a linha férrea, a implantação de duas praças (Walfredo Gurgel e Djalma Maranhão) e criação de espaços para contemplação do pôr do sol do Rio Potengi, convivência, turismo e cultura.

Além da construção da Estação Pedra do Rosário, integrada à linha do trem, o projeto objeto da licitação prevê, ainda, intervenções na área do Cais da Avenida Tavares de Lira, Av. Duque de Caixas e mais outras ruas circunvizinhas e que integram o plano maior de revitalização do tradicional bairro da Ribeira.

“As intervenções previstas neste edital de licitação da Pedra do Rosário vêm a inovar o conjunto de atrativos turísticos de nossa cidade, fomentando o turismo religioso, aliadas, obviamente, às demais obras que estão sendo realizadas em toda a orla da cidade, como a do Complexo Turístico da Redinha, engorda e enrocamento de Ponta Negra, requalificação da orla da Praia do Meio que está por vir. Enfim, que trarão grandes benefícios para a população dispor de uma cidade mais humanizada, bem como vai criar um novo momento à indústria do turismo, setor de relevância para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, projeta Joanna Guerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *