Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 20h11 CidadeDestaquePlantão Nenhum comentário

Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino apresentam a edição estadual do prêmio. Crédito: Renato Pizzutto/Band.

Iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila reconhece as melhores gestões públicas municipais de 2023

A Band promove neste domingo (12) a etapa estadual paulista do Prêmio Band Cidades Excelentes, que pelo terceiro ano consecutivo destaca as boas práticas de gestão pública. O evento será realizado no estúdio João Jorge Saad, na sede da emissora no bairro do Morumbi, com apresentação dos jornalistas Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino e transmissão ao vivo no canal Band Jornalismo no YouTube a partir das 18h. Na TV aberta, a premiação vai ao ar no dia 19 de novembro, à meia-noite, para São Paulo.

 

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila e tem o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 67 indicadores em uma única nota final. “O Prêmio Band Cidades Excelentes é um sonho antigo do Grupo Bandeirantes de premiar os bons gestores públicos que fazem a diferença e que criam e implementam projetos bem-sucedidos que podem ser compartilhados por todo o país. Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado dessa terceira edição”, afirma Caio Luiz de Carvalho, diretor geral de Comunicação e Assuntos Corporativos do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

 

Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Além dos ganhadores por pilar, haverá ainda o grande vencedor estadual em cada grupo populacional. “Esse prêmio vem coroar toda a boa iniciativa da gestão pública nas cidades. Inicialmente, tínhamos 39 indicadores; hoje são 67, e seis pilares que garantem o ciclo virtuoso de desenvolvimento humano. O programa tem ficado cada vez mais robusto e interessante”, destaca Raimundo Godoy, presidente executivo do Instituto Aquila.

 

A etapa nacional do prêmio está marcada para o dia 11 de dezembro no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). Na ocasião, serão reveladas as melhores cidades do país em cada pilar, considerando cinco categorias populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais.

 

Os 1.327 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) forneceu acesso aos dados e informações de natureza pública referentes aos 644 municípios fiscalizados. O prêmio conta ainda com auditoria externa feita pela empresa BDO Brazil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *