Professores reforçam formação sobre o transtorno do espectro autista.

Na manhã desta sexta-feira (28), professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino de Natal participaram de uma formação continuada de relevância: dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A formação com o tema “Transtorno do Espectro Autista: do que temos falado?”, contou com a participação de 60 profissionais e foi realizada de forma remota através da plataforma Google Meet.

A formação, com palestra da psicóloga escolar, Giuliana Ávila, mestre em Educação Especial e da Secretaria de Inclusão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, proporcionou uma oportunidade para que os participantes ampliem os conhecimentos e debatam sobre o tema. O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento, e a demanda por profissionais capacitados para atuar nessa área vem crescendo significativamente nos últimos anos.

A chefe do Setor de Educação Especial da SME-Natal, Priscila Ramos destacou em sua fala sobre a importância da formação para profissionais da educação. “A atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado é de articulador da perspectiva inclusiva.  O professor do AEE trabalha com toda a equipe escolar  provocando a análise e a reflexão das concepções e práticas voltadas ao estudante da educação especial. Nesse sentido, torna-se evidente a importância da formação do professor do AEE que deve abranger diversos e aprofundados conhecimentos. A SME através do Setor de Educação Especial é responsável por proporcionar essa formação. Para esse segundo semestre planejamos uma formação no qual a temática envolve o estudante com TEA, uma vez que existe  uma necessidade formativa desses professores sobre as especificidades do estudante com essa condição e de como melhor intermediar a socialização e a aprendizagem para que os estudantes com TEA possam alcançar o máximo do seu desenvolvimento”, pontuou Ramos.

Organizado pela UFRN, em conjunto com o Centro de Educação da instituição e o Programa de Formação Continuada, o evento recebeu um apoio fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Natal, enfatizando o comprometimento das instituições com a educação inclusiva e a capacitação de profissionais para lidar com a diversidade de necessidades educacionais.

A modalidade virtual do evento facilitou a participação de diversos profissionais e estudantes interessados de diferentes locais, proporcionando uma rica troca de conhecimentos e experiências.