Crédito: Foto: Alan Silva/ SME.

Na manhã desta quinta-feira (10) aconteceu uma importante ação do Projeto “Recompondo Aprendizagem”, com atividades pedagógicas no contraturno para os estudantes da Escola Municipal Santos Reis. A atividade acontece na Biblioteca Indústria do Conhecimento Virgílio Urbano de Araújo, localizada no bairro das Rocas. A proposta é garantir a recomposição das aprendizagens que ficaram comprometidas durante o desafiador período da pandemia da Covid-19.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), Noélia Barbosa, relatou que esse projeto vai ser expandido para outras unidades de ensino. “Hoje estamos realizando com os estudantes de 5° e 9° anos da Escola Municipal Santos Reis, e a ideia é continuar esse projeto a partir dos resultados da avaliação em larga escala que está acontecendo em toda Rede Municipal de Ensino”, disse.

O projeto contempla os estudantes da Escola Municipal Santos Reis, representando um grupo de 40 estudantes comprometidos com o progresso de suas próprias aprendizagens. Dentre eles, 20 são alunos do 5º ano e outros 20 são estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A gestora da biblioteca Indústria do Conhecimento Virgílio Urbano de Araújo, Jeana Magalhães Oliveira, ressaltou que esse projeto é um avanço para o ensino e aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. “É um avanço nas questões pedagógicas de ensino, pois através deste podemos alinhar novas estratégias de aprendizagem para que o estudante possa ter uma boa desenvoltura dentro e fora da sala de aula”, afirmou Magalhães.

Através dessa iniciativa os estudantes receberam cadernos novos e tablets como ferramentas indispensáveis para auxiliar nesse processo de ensino.  Esses novos equipamentos reforçam o compromisso do projeto em garantir que os estudantes tenham acesso a recursos de qualidade para anotações e atividades desenvolvidas pelo professor responsável.

A aula inaugural foi marcada por um ambiente de entusiasmo e determinação com educadores, pais e estudantes presentes. A Biblioteca Indústria do Conhecimento Virgílio Urbano de Araújo, onde o evento ocorreu, servirá como um centro de excelência para o projeto, proporcionando um espaço adequado para o aprendizado do estudante da Rede Municipal de Ensino.