Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 00h06 Geral Nenhum comentário

Foto: Pablo Jacob  –  Artista de rua na praia de Copacabana, reproduzem as belezas do Rio de JaneiroRio  20 FRio

 Foto: Pablo Jacob – Favela da Rocinha será reproduzida nas areias de Copacabanarocinha

Por Elias Medeiros

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, teve início hoje (13) e vai até dia 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Enquanto conferencistas e turistas se deliciam com as belas paisagens e as obras de artes dos Artista de rua na praia de Copacabana, que celebra com esculturas de areia a realização da Rio+20, os movimentos sociais se mobilizam para mostrar as mazelas e as desigualdades sociais existentes na cidade. Barracos serão montados na areia, fazendo parte de um cenário que reproduzirá a triste realidade dos moradores de comunidades pobres do Rio de Janeiro.

O movimento Rio de Paz, filiado ao Departamento de Informação Pública da ONU, realizará durante a conferência três manifestações visando o combate à desigualdade social, à fome e à miséria no mundo: nos dias 16 e 17, sábado e domingo, uma favela será reproduzida nas areias da praia de Copacabana (Av. Princesa Isabel); no dia 18, será feita uma visita à Favela Mandela, comunidade não pacificada, em Manguinhos; e no dia 19, será montada uma mesa coberta por uma toalha branca manchada de tinta vermelha, com dezenas de pratos vazios, que terão ao lado bandeiras dos países que ainda sofrem com o problema da fome. A informação foi antecipada nesta quarta-feira (13), pela coluna de Ancelmo Gois do Jornal O Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *