Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 14h04 CulturaDestaque Nenhum comentário

Crédito/Raiane Miranda/Governo RN.

“FJA 60 Anos- Abril das Artes” prestou tributo aos artistas e destacou a obra do teatrólogo Jesiel Figueiredo em noite de festa no Teatro Alberto Maranhão

A poesia, o teatro, o circo e uma grande homenagem à mulher marcaram a noite da última sexta feira (14) no Teatro Alberto Maranhão “FJA 60 Anos- Abril das Artes”, evento comemorativo à criação do órgão estadual da Cultura com celebrações ao Dia das Mulheres (8/03), ao Dia da Poesia (14/03), ao Dia Internacional do Teatro, ao Dia Nacional do Circo (27/03) e ao Dia Estadual do Teatro Potiguar (11/04).

Promovida pela Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto, a celebração teve início na Praça Augusto Severo com o espetáculo “Ubu: O que é Bom tem Que Continuar!” com encenação dos grupos teatrais Clowns de Shakespeare, do Facetas, Mutretas e Outras Histórias e do Asavessa. Os espectadores foram convidados a se deslocarem pelo átrio do teatro por um trio circense da Tropa Trupe, com pernas de pau, monociclos e malabares e assistiram ao jogral poético “Poesia é Vida, SPVA é Luta”, da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA).

Marcada pela emoção, a solenidade oficial, que contou com a presença de autoridades, entre elas a Deputada Federal Natália Bonavides, homenageou 16 mulheres potiguares escolhidas que se destacaram em seus setoriais artísticos. Também foram mencionados os ex-presidentes da FJA presentes à comemoração como Crispiniano Neto e Amaury Jr. Antes houve a exibição de sete vídeos de sete poetas homenageadas pela Secult/FJA no Dia Internacional da Mulher.

Um dos grandes momentos da noite foi o tributo à vida e obra do ator e produtor cultural Jesiel Figueiredo (1942 -1994), com a participação de artistas que trabalharam com o Teatrólogo, cuja data de nascimento (11 de abril) foi escolhida como O Dia Estadual do Teatro Potiguar, iniciativa do deputado estadual Francisco do PT, cuja Lei Nº 11.158, de 20 de junho de 2022.

Homenageadas

A Secult/FJA entregou um certificado de homenagem às 16 mulheres potiguares escolhidas pelos seus setoriais artísticos por ocasião do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. São elas: Catarina Calungueira (Teatro de Bonecos), Liana Duarte (Movimento Junino), Rizolete Fernandes (Livro, Literatura, Leitura e Biblioteca), Fátima Cruz (Rádios Comunitárias), Sânzia Pinheiro (Artes Visuais), Dona Maria Preta (Culturas Populares), Dodora Cardoso (Música), Lenilda Santos (Teatro), Mãe Marlene de Oxum Opará (Igualdade Racial), Dênia Cruz (Audiovisual), Catarina Campello (Circo), Rosa Régis (Literatura de Cordel), Cristina Medeiros (Movimento Carnavalesco), Mestra Sorvetinho (Capoeira), Wanie Rose (Dança) e Suzete Sales (Forró de Raiz).

Foram exibidos os vídeos produzidos pela Secult que homenageiam as poetas Eva Potiguara, Anchella Monte, Rosy Nascimento, Gaby Varela, Renata Marques, Fabiane Marques e Suindara exibidos nos canais da FJA em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O “FJA 60 Anos- Abril das Artes” foi encerrado com uma apresentação especial da cantora e compositora Cida Lobo e da intérprete Mariângela Figueiredo, irmã do teatrólogo Jesiel Figueiredo, homenageado no Dia Estadual do Teatro.

Abril das Artes 2024

A Secretária Extraordinária de Cultura Mary Land Brito ressaltou a comemoração: “Celebramos a resistência e a coragem de tantos e tantas artistas com uma noite linda de comemoração aos 60 anos da FJA e o início da Secretaria Extraordinária de Cultura. Foi um momento maravilhoso com teatro, circo, poesia e uma homenagem a 16 mulheres incríveis”, festejou

“Estamos convidando todas e todos os artistas do teatro e dos demais segmentos artísticos a construirmos a partir de já o Abril das Artes 2024 para que ocupemos os espaços com muita arte”, finalizou o Diretor-Geral da FJA, Gilson Matias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *