Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h10 CidadeDestaque Nenhum comentário

Seinfra e Funpec discutem execução de programas ambientais do projeto da engorda de Ponta Negra.

Nesta quarta-feira (04), o secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Carlson Gomes, se reuniu com representantes da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) e docentes da Universidade Federal do RN (UFRN). O objetivo da reunião é formalizar um convênio entre as duas Instituições visando o monitoramento e a execução dos programas ambientais da obra da engorda da praia de Ponta Negra, Zona Sul da capital.

“A proposição visa atender as condicionantes da Licença Prévia emitida pelo IDEMA-RN com objetivo de viabilizar, ambientalmente, a readequação e melhoria do sistema de drenagem pluvial, engorda da praia de Ponta Negra e jazida de sedimentos marinhos”, explica o secretário da Seinfra.

Ao final da reunião ficou acordado que a Funpec e os representantes da UFRN vão analisar as demandas recebidas para, o mais breve possível, apresentarem uma proposta de Convênio entre o Município e as Instituições.

Projeto

Orçada em R$ 75 milhões, com recursos da Prefeitura de Natal e do Governo Federal, a obra da engorda da praia de Ponta Negra será realizada em três etapas e promete alargar faixa de areia da praia em até 100 metros, na maré seca, e 50 metros na maré cheia. A primeira etapa que já está sendo executada é a complementação do enroncamento, ou seja, dos blocos utilizados para contenção da água.

A segunda compreende a alteração da drenagem na região, com o objetivo de reduzir a força das águas pluviais que chegam à praia e, assim, diminuir a erosão costeira. A última etapa compreende o aterramento hídrico com cerca de 4,4 toneladas de areia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *