Crédito/SMS.

A Vigilância Sanitária de Natal (VISA Natal), em conjunto com a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (SUVISA) e a Guarda Municipal de Natal, fiscalizou uma fábrica de água sanitária após denúncia de funcionários sobre exposição irregular a produtos químicos na fabricação do produto e falta de condições apropriadas do ambiente de trabalho.

Durante a visita, foi constatado que o estabelecimento funcionava em um ambiente inadequado para os trabalhadores e manejo do produto, além de descumprir diversas normas sanitárias. A equipe constatou também que os trabalhadores realizavam o preparo da solução de hipoclorito de sódio (NaClO), popularmente conhecida como água sanitária, sem qualquer Equipamento de Proteção Individual (EPI) ou Coletivo (EPC).

O local foi interditado e os produtos apreendidos. O responsável foi autuado pela Vigilância Sanitária de Natal nas questões relativas à saúde e segurança do trabalhador, conforme Lei Municipal n.º 5118/99 que define as infrações à legislação sanitária municipal.

“Esta ação foi muito importante para a sociedade, pois é sabido que o produto água sanitária tem presença constante na rotina de limpeza da maioria dos lares e dos diversos estabelecimentos, devido à sua ação antibacteriana. A pandemia do novo coronavírus deixou ainda mais relevante a importância da desinfecção dos ambientes, no nosso dia a dia, e para que isto ocorra, é necessário que seja um saneante confiável e seguro, com registro na ANVISA, resultado das boas práticas sanitárias implementadas na sua fabricação”, comenta José Antônio de Moura, chefe da Vigilância Sanitária, reforçando que a população deve ficar atenta ao rótulo dos produtos, e adquirir somente cosméticos e saneantes que possuam o número de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Em casos de denúncias sobre irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com a Central de Atendimento de Denúncias da Vigilância Sanitária pelos telefones 08002814031 e 3232-8608, ou por meio do aplicativo Natal Digital.